Instituições de Ensino:
Apresentação do Curso
O Curso de Mestrado em Nutrição Clinica do Instituto Universitário Egas Moniz (IUEM) tem evoluído com sucesso desde a sua fundação em 2004, sempre com o objetivo de ir ao encontro dos novos desafios que se apresentam, na área da investigação clinica, procurando dar uma resposta nutricional preventiva e/ou terapêutica a diferentes especialidades médicas: reumatologia, oncologia, cirurgia, dermatologia, entre outras. Recorrendo ao estudo de metabolómica e de alimentos com propriedades benéficas para a saúde, este ciclo de estudos aposta na associação entre as áreas laboratorial e clínica numa perspectiva vanguardista do exercício da nutrição clínica.
Esta abordagem translacional permite uma resposta mais robusta e eficaz aos crescentes desafios da saúde ao nível da prevenção primária, secundária e terciária.
A prática clínica da terapia nutricional na doença (oncológica, reumática, renal, cardiovascular, etc…) e, nas diferentes etapas do ciclo de vida do individuo saudável, é uma ferramenta essencial nos desafios societais atuais e por isso privilegiada neste mestrado.
A visão multidisciplinar que agrega os conhecimentos dos fundamentos da nutrição com os da prática clínica e da prática laboratorial permite ao Mestre em Nutrição Clínica do IUEM integrar conhecimentos e experiências conferindo-lhe competências reconhecidas em equipas multidisciplinares de cuidados de saúde bem como capacidade de lifelong experts na área da saúde e da investigação.
Objetivos
- Pretende fomentar o interesse e simultânea aquisição de conhecimentos científicos e competências avançadas para o estudo e a investigação no domínio da Nutrição Clínica.
- Aprofundar e promover a integração de conhecimentos e aptidões, atitudes e competências que confiram capacidade de reflexão, permanente actualização científica e avaliação crítica da respectiva prática profissional.
Saídas Profissionais
Quando terminar o curso poderá:
- Aplicar os conhecimentos nutricionais baseando-se na evidência.
- Ter acesso a áreas de trabalho não convencionais na área da nutrição clínica, aumentando as hipóteses de empregabilidade.
- Progredir para um ciclo de estudos mais avançado (3º ciclo – Doutoramento)
- Ser empreendedor, associando-se a uma equipa multidisciplinar na prestação de cuidados de saúde!