Musicoterapia

Download Brochura

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
Lusíada | Lisboa
ID:
ME
CREDITOS:
120

Instituições de Ensino:

Endereço

R. da Junqueira 188-198, 1349-001 Lisboa   Ver mapa

Categorias

Mestrado

Apresentação do Curso

O mestrado em Musicoterapia da Universidade Lusíada é o único mestrado nesta área existente em Portugal e foi concebido segundo o modelo de formação americana. Este mestrado pretende dotar os seus formandos de uma sólida formação académica e prática, cujo trabalho se desenvolve ao longo de dois anos lectivos em contacto estreito com o corpo docente, paralelamente ao que acontece na intervenção terapêutica, e ao contrário de alguns cursos que funcionam por módulos pontuais com um grande número de docentes convidados. O curso está vocacionado para a especialização profissional de formandos com licenciaturas em áreas afins da Musicoterapia, nomeadamente a Psicologia, Enfermagem, Educação Musical, Terapia da Fala, etc.

Este curso tem uma componente académica de estudo, pesquisa e aprendizagem teórico-prática, uma componente de desenvolvimento de competências musicais e uma componente experiencial, seguindo a filosofia de formação avançada da Confederação Europeia de Musicoterapia, segundo a qual o musicoterapeuta terá que desenvolver as suas competências clínicas, musicais e de relacionamento interpessoal. O primeiro ano do curso é de carácter académico, com aulas de forte componente experiencial, onde os alunos desenvolvem trabalho académico, musical e de desenvolvimento pessoal. O mestrado conta com a participação de docentes especializados nas áreas da Musicoterapia, Psicologia, Música e Improvisação e Etnomusicologia, pautando-se por uma forte ligação entre as várias unidades curriculares e os docentes das várias áreas de especialização, produzindo uma formação pioneira em Portugal.

 

Objetivos

  • Com este curso de 2.º ciclo pretende-se que os profissionais de áreas afins à Musicoterapia adquiram conhecimentos e competências especializadas de intervenção clínica e investigação, vindo de futuro a contribuir para o desenvolvimento da Musicoterapia como disciplina de intervenção e como área de conhecimento académico e científico.
  • Consciente das limitações temporais de um curso de 2.º ciclo e atentos às mais-valias profissionais de cada um dos candidatos, o corpo docente deste curso irá proporcionar aos formandos a fundamentação teórica e metodológica necessárias para o exercício desta actividade, bem como proporcionar experiências didácticas que sirvam de ponto de partida para um trabalho a longo prazo de desenvolvimento e integração de competências musicais, psicológicas e académicas no âmbito desta área de intersecção de abordagens e conhecimentos que é a Musicoterapia.