Museologia

Download da Brochura

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
Lusófona | Lisboa
ID:
ME
CREDITOS:
120

Instituições de Ensino:

Endereço

Campo Grande 376, 1749-024 Lisboa   Ver mapa

Categorias

Mestrado

Apresentação do Curso

A museologia define-se como um meio de intervenção social e de comunicação ao serviço do desenvolvimento das comunidades que serve, não se limitando às tarefas tradicionais em que tantas vezes é colocada e que reduzem o Museu à simples condição de armazém de objetos.
O curso de mestrado em Museologia da Universidade Lusófona trata no essencial da intervenção museológica local, que pela sua prática e projetos, se têm afirmado como uma museologia inovadora e comum a forte ligação ao meio onde está inserida, partilhando com o poder local responsabilidades crescentes no domínio do planeamento e coordenação de ações culturais e museológicas, identificação e valorização do património, e definição de políticas públicas culturais.
O curso de mestrado em Museologia da Universidade Lusófona tem em consideração duas questões:
– O posicionamento dos museus no contexto da sociedade portuguesa, enquanto produtores de informação e de serviços, dependendo a sua viabilidade da abertura às técnicas modernas de gestão.
– A necessidade de criar um corpo de investigadores e docentes capazes de desenvolver, com bases e métodos científicos, a Museologia.

 

Objetivos

Os objetivos do curso de mestrado em Museologia da Universidade Lusófona têm por base os descritores de Dublin no que se refere ao 2º ciclo de estudos. É neste contexto que visa criar um corpo de investigadores e docentes capaz de desenvolver ações museológicas de elevado nível de qualidade; formar especialistas em Museologia; promover o desenvolvimento de estudos pós-graduados; formar e dar continuidade ao processo de afirmação da Museologia como área disciplinar aplicada e de investigação, elevando os padrões de qualidade e de aprofundamento dos estudos e da investigação.
Promover a formação de recursos humanos aptos para a prática museal e a investigação museológica competente para a criação de saberes e a sua transmissão, que contribuam para a salvaguarda e valorização patrimonial; Aprofundar o conhecimento legal e operacional relativo à implementação de políticas públicas culturais que valorizem a ação museológica.

 

Saídas Profissionais

Direção de instituições culturais e em particular museológicas, (Museólogo / Conservador), profissão liberal / administração local e central na área do planeamento e gestão de recursos culturais, investigação e docência no domínio da Museologia.