Instituições de Ensino:
Endereço
Polo I - Edifício Central Rua Larga 3004-504 Coimbra Ver mapaObjetivos
Este mestrado pretende fornecer conteúdos teóricos e práticos no âmbito da medicina do desporto e da actividade física, com fortes motivações clínicas e assistenciais, para além de permitir o desenvolvimento da pesquisa nesta área.
Privilegia a compreensão dos fenómenos biológicos decorrentes de um determinado nível de desempenho físico, bem como das adaptações orgânicas mais relevantes.
Desenvolve a vertente clínica decorrente da prática desportiva, referenciando diferentes estruturas, órgãos e sistemas orgânicos, fornecendo as especificidades da história clínica, da exploração semiológica, da elaboração diagnostica, dos exames complementares, da terapêutica e do prognóstico (funcional e vital).
O exame-médico desportivo é um elemento decisivo na protecção do praticante de uma determinada actividade física, assumindo cada vez mais um papel preventivo.
Para obter o grau de mestre o aluno terá de desenvolver trabalho de investigação na área de Medicina do Desporto, podendo fazê-lo nas diferentes vertentes desta especialidade, reflectidas nas unidades curriculares que compõem os dois primeiros semestres.
A formação pós-graduada feita nos dois primeiros semestres (60 ECTS) é considerada pela Ordem dos Médicos – Colégio de Especialidade de Medicina Desportiva, como um dos elementos necessários para admissão a exame na especialidade de Medicina Desportiva.
Pretende ainda promover a edução par a saúde, considerando a actividade física um elemento terapêutico em múltiplas patologias nomeadamente a osteoporose, a diabetes II, a dislipidemia, a hipertensão arterial, a dor crónica (lombalgia crónica), a doença artrósica, a fibromialgia, …entre outras; considera-se necessário o ensino da prescrição de exercício, a par de outras estratégias terapêuticas passivas, activas e de educação.
Considera-se também o interesse em estimular a investigação, na ciência básica e na ciência clínica, versando a temática da actividade física, nomeadamente a nível do Desporto.
Nota: A conclusão com aproveitamento das unidades curriculares dos dois primeiros semestres, correspondentes a 60 ECTS, confere diploma de estudos pós-graduados (PG) em Medicina do Desporto.
Nota 2: Aceitam-se estudantes nacionais europeus e estudantes internacionais para este curso (ME ou PG)