Mediação Artística e Cultural

Download da Brochura

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
IPL | ESELx
ID:
LC
CREDITOS:
180

Instituições de Ensino:

Endereço

Escola Superior de Educação de Lisboa Campus de Benfica do IPL 1549-003 Lisboa   Ver mapa

Categorias

Licenciatura

Objetivos

Perante as alterações do papel e do lugar dos artistas, das artes nas sociedades atuais, assim como das relações entre os públicos e as diversas manifestações artísticas, a criação deste curso de 1º ciclo de estudos na ESELx, visa responder à necessidade de novos profissionais para desenvolver uma nova função: a mediação artística e cultural.

A formação que se pretende é de “banda larga”, salvaguardando a possibilidade dos estudantes orientarem o seu percurso formativo para campos específicos através da frequência de unidades eletivas (18 créditos no total da licenciatura). Os estudantes terão oportunidade de aprofundar uma linguagem artística, sem, no entanto, serem privados das competências necessárias para integrar o mercado de trabalho em instituições diversas.

As artes ocupam um lugar de relevo no plano de estudos. Esta componente de formação, a realizar em cursos de licenciatura de formação artística noutras Escolas do IPL (ESD, ESML, ESTC), em conjunto com futuros artistas, proporciona aos estudantes um conhecimento aprofundado e vivido dos processos criativos.

A iniciação à intervenção profissional é o eixo agregador da formação, atravessa os 3 anos e os estágios serão realizados em contextos diversificados.

 

Saídas Profissionais

A licenciatura em Mediação Artística e Cultural visa formar profissionais especializados na mediação entre agentes institucionais com poder de decisão e recursos financeiros, artistas e públicos.

Esta formação qualifica os seus diplomados para exercer funções em serviços culturais municipais, junto de companhias de espetáculos (dança, teatro, música, cruzamentos disciplinares, etc.), em museus, em empresas culturais públicas ou privadas, em escolas de artes, associações culturais, promotores de festivais, etc.