Media e Género

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
Lusófona | Lisboa
ID:
PG
CREDITOS:
19

Instituições de Ensino:

Endereço

Campo Grande, 376 1749-024 Lisboa - Portugal   Ver mapa

Categorias

Pós-Graduação

Apresentação do Curso

Esta Pós-Graduação transdisciplinar, no cruzamento entre Estudos da Comunicação e dos Media, e dos Estudos de Género, tem um enfoque triplo: 1) Científico, na medida em que se pretende dar às pessoas inscritas uma visão abrangente sobre a teorização e investigação de ponta em cada uma das áreas, a nível nacional e internacional; 2) Metodológico e epistémico, na medida em que se pretende capacitar para realizar trabalho de análise e reflexão sobre os media e sobre o género, e sobre o aspeto co-constitutivo de ambos, mas também tomar em consideração as contribuições específicas que os Estudos de Género deram para a compreensão do processo de produção de Ciência e respetivas inovações metodológicas; 3) Prático, na medida em que se irão também transmitir boas práticas dentro de vários sectores profissionais (e.g.: jornalismo, publicidade, design, filmologia, relações públicas, artes), com base em guias e manuais nacionais e internacionais, produzidos em colaboração entre associações de profissionais e a academia.
Esta pós-graduação vem reforçar a oferta na área dos Estudos de Género em Portugal, focando-se em Media e Género. Existe uma visibilidade crescente, não apenas para as questões de género ao nível legal e formal, mas também para a consciência da importância económica e simbólica da forma como os media interagem com uma sociedade profundamente genderizada. Isto resulta, portanto, na importância de formação especializada nesta área. Esta formação irá focar-se tanto na teoria como na prática, auxiliando profissionais de várias áreas a produzir e refletir sobre os conteúdos que produzem.

 

Objetivos

Alargar a oferta formativa na área dos Estudos de Género e dos Estudos dos Media em Portugal.
Sensibilizar e preparar para a prática profissional e de investigação em Género e Media.
Transmitir ou consolidar as bases teóricas no cruzamento dos Estudos de Género e Estudos dos Media.
Demonstrar a importância de cada uma destas áreas para a compreensão da outra, na medida em que os processos societais de transmissão cultural são actualmente profundamente tocados pelos media.
Servir como ponte de articulação entre a oferta de várias das Licenciaturas da ECATI e os Mestrados, ou de aprofundamento e especialização para quem já está em algum dos cursos de pós-graduação.