Instituições de Ensino:
Objetivos gerais
70% de todas as inovações técnicas estão direta ou indiretamente ligadas aos materiais.Esta percentagem tem vindo a crescer desde os anos 70 e é previsível que continue a crescer até 2030. Os materiais avançados foram identificados pela Comissão europeia como uma das cinco tecnologias chave de desenvolvimento.
O Programa Doutoral proposto está em linha com esta realidade,oferecendo um 3º Ciclo altamente interdisciplinar, construído da competência e experiência das nstituições de investigação e departamentos académicos envolvidos.
O programa está em linha com programas doutorais de Universidades e Institutos europeus de grande nomeada, o que tornará os seus diplomados mais competitivos em qualquer parte do mundo, em particular na Europa, para além de abrir portas ao alargar de colaboração científica entre o pessoal envolvido, o que trará como consequência um reforço da competitividade portuguesa relativamente a projetos e redes de I&D europeias.
Saídas profissionais
Garantindo a formação de especialistas com forte capacidade de inovação e de promoção das capacidades de progresso tecnológico, na área de Materiais Avançados e Processamento, este programa doutoral proporciona aos seus estudantes saídas profissionais nas áreas do ensino e/ou investigação científica, bem como a integração no mercado de trabalho em áreas que vão desde diversas indústrias (cerâmica e vidro, polímeros e moldes, automóvel e aeroespacial, metal-mecânica, eletrônica e computadores, papel, têxtil, etc) em I & D + Inovação e desenvolvimento tecnológico, produção, controle de qualidade, transferência de tecnologia e consultoria. Entre as valências com que se pretende dotar os jovens Doutores têm: o pensamento crítico, a autonomia conceitual e empreendedorismo, aumentando a possibilidade de criação de novas empresas.