Matemática e Aplicações

Download da Brochura

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
FCT NOVA
ID:
ME
CREDITOS:
120

Instituições de Ensino:

Endereço

Quinta da Torre, Campus Universitário, 2829-516 Caparica   Ver mapa

Categorias

Mestrado

Apresentação do Curso

Entrou em funcionamento no ano letivo de 2007/2008. O número mínimo de créditos para a obtenção do grau é de 120 (2 anos).

 

Objetivos

O Mestrado em Matemática e Aplicações tem como objectivo fornecer uma sólida formação científica, permitindo a criação de excelentes profissionais, capazes de

  • abordar as fronteiras da investigação científica em Matemática Aplicada, com elevado nível de interdisciplinaridade ;
  • aplicar as mais recentes técnicas matemáticas à resolução de problemas concretos, provenientes de empresas ou de laboratórios científicos.

O mestrado oferece os seguintes ramos de especialização: Actuariado, Estatística e Investigação Operacional (AEIO); Matemática Pura (MP) e Matemática Financeira (MF).

O perfil em AEIO constitui uma referência antiga do DM. Muito solicitado, não só pelo seu interesse científico, como também pela exigência do mercado de trabalho, em bancos seguradoras ou empresas de diversas áreas. Usando métodos estatísticos e processos estocásticos, são desenvolvidas técnicas que permitem a previsão do risco. São estudados métodos de optimização na resolução, por exemplo, de problemas de logística empresarial ou na rentabilização de redes de transportes.

O perfil em MP é apropriado para prosseguir investigação em Matemática (e.g. álgebra, análise, topologia, equações diferenciais, lógica matemática).

O perfil em MF é adequado para adquirir uma forte base matemática direcionada para a solução de problemas reais em finanças.

As dissertações poderão ser desenvolvidas em ambiente empresarial ou no seio das equipas de investigação do DM e do Centro de Matemática e Aplicações.

 

Saídas Profissionais

  • Companhias de Seguros,
  • Bancos
  • Empresas
  • Laboratórios científicos
  • Investigação

 

Valor Anual

Estudantes internacionais: 7000 €/anual (Redução de 60% para estudantes da CPLP)