Instituições de Ensino:
Objetivos do Curso
O Mestrado em Matemática pretende formar matemáticos capazes de compreender, enquadrar, formular e resolver problemas em investigação, desenvolvimento e inovação, no contexto da administração pública, banca, comércio, indústria e serviços. O curso transmite uma vasta gama de conhecimento matemático, no rigor do seu enquadramento teórico e na amplitude e motivação da sua aplicação prática, explorando-se o recurso a meios computacionais quando necessário e oportuno.
A área de especialização em Matemática Pura tem por objetivo uma formação avançada em Álgebra, Análise e Geometria, suficientemente abrangente e sólida para permitir investigar problemas com uma estrutura matemática sofisticada e de elevado grau de dificuldade teórica.
A área de especialização em Estatística, Otimização e Matemática Financeira visa dar competência na solução de problemas em tratamento e análise de informação e no consequente apoio à tomada de decisão, com especial enfoque na forma como se lida com o desconhecimento, a incerteza, o risco, a escassez e a eficiência, em particular no âmbito das aplicações em Finanças.
A área de especialização em Análise Aplicada e Computação procura oferecer uma formação integrada em computação científica, mais precisamente na resolução de problemas quantitativos utilizando programação e simulação computacionais, modelos matemáticos e diversas técnicas analíticas, estatísticas e numéricas. As duas últimas áreas de especialização fornecem também formação matemática sólida nos domínios do conhecimento que lhes estão subjacentes, permitindo evoluir no sentido da investigação fundamental em tais domínios.
Saídas Profissionais
O Mestrado em Matemática aqui proposto proporciona uma formação em banda larga, que treina o raciocínio abstrato e estimula a autonomia e a criatividade. Para além disso, o curso dota os seus formandos de um largo espectro de conhecimentos teóricos, práticos e computacionais com enorme aplicabilidade na resolução dos mais diversos problemas analíticos e quantitativos em que a Matemática desempenha um papel relevante. Desta forma, as saídas profissionais para os detentores do Grau de Mestre em Matemática são extensas e variadas. Elas estão presentes na investigação e ensino superior e passam por todos os setores de atividade pública e privada, nomeadamente (i) banca, gestão e seguros, (ii) administração, serviços, comércio, informática e telecomunicações, (iii) indústria e desenvolvimento tecnológico.
Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
O Mestrado em Matemática proporciona um conjunto de competências específicas, próprias de um curso de pós-graduação desta natureza:
- Conhecimento de teorias matemáticas relevantes e dos seus principais resultados e da forma como estes se articulam e se aplicam, utilizando simultaneamente o rigor matemático enquanto linguagem essencial no processo de criação e assimilação e a intuição como mecanismo de apoio e motivação.
- Capacidade de compreender, enquadrar, formular e resolver problemas matemáticos, independentemente da sua origem ou estrutura, possivelmente num contexto matemático multidisciplinar ou no enquadramento de uma aplicação em Ciências, Engenharia, Economia ou Finanças.
- Capacidade de utilizar instrumentos computacionais para resolver exata ou aproximadamente problemas matemáticos complexos ou instâncias de problemas envolvendo dados extensos ou incertos, interpretando corretamente os resultados obtidos à luz do conhecimento matemático adquirido.
No que diz respeito às competências transversais genéricas, nomeadamente instrumentais, pessoais e sistémicas, estas são as definidas genericamente nos descritores de Dublin para 1º e 2º ciclo. No Anexo III são apresentadas estas competências para cada unidade curricular.