Literacia em Saúde na Prática

Logo ISPA eduportugal

COMEÇO:
setembro
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
ISPA
ID:
PG | EAD
CREDITOS:
40 | 158h

Instituições de Ensino:

Endereço

Rua Jardim do Tabaco, nº34 1149-041 Lisboa   Ver mapa

Apresentação do Curso

Esta pós-graduação de especialização tem como objetivo capacitar, desenvolver e aprofundar os conhecimentos dos profissionais nesta área emergente, atualmente integrada no Programa Nacional de Saúde em Portugal.

Visa ainda, proporcionar aos participantes uma compreensão analítica da diversidade de soluções existentes para o desenvolvimento da literacia em saúde em Portugal, dotando-os de um conjunto de conhecimentos, instrumentos e ferramentas para aplicação e adaptação a situações específicas em saúde.

Para uma mais eficaz mediação na gestão de conflitos em saúde serão analisadas as técnicas mais adequadas para melhorar os processos de comunicação entre os vários intervenientes na saúde, seja entre profissionais, seja entre estes e o paciente, nomeadamente nas questões da segurança em saúde, intra e entre equipas multiprofissionais, em organizações públicas ou privadas.

Serão também abordados os processos fundamentais do comportamento humano subjacentes aos processos de aprendizagem e de compreensão tanto do individuo como do coletivo, fulcrais do bem-estar e qualidade de vida. Esta especialização permite de forma inequívoca uma estruturada capacitação do profissional da área da saúde.

Tendo por base uma visão holística da relação humana, o plano de estudos tem um caráter interdisciplinar, beneficiando de conceitos, modelos, teorias e técnicas de diferentes áreas científicas. Em paralelo, o curso acentua uma aprendizagem experiencial, ativa e aberta ao espaço relacional.

 

Objetivos do curso

  • Capacitar e envolver, influenciar e apoiar decisões em saúde;
  • Desenvolver competências para a elaboração de planos e projetos em saúde que promovam a literacia em saúde;
  • Desenvolver ações de promoção de estilos de vida saudável;
  • Desenvolver competências na mediação e gestão de conflitos;
  • Fomentar as aptidões e técnicas que promovam a mudança de atitudes e comportamentos em saúde;
  • Desenvolver competências e estratégias comunicacionais e de informação para melhoria da literacia em saúde do cidadão;
  • Propor soluções de maior interatividade e competências digitais que promovam uma maior literacia em saúde.

 

Tendo em conta o atual Programa Nacional de Educação para a Saúde, Literacia e Autocuidados (Despacho n.º 3618-A/2016, de 10 de março), esta pós-graduação visa ainda:

  • Contribuir para a melhoria da educação para a saúde, literacia e autocuidados da população, promovendo a cidadania em saúde, tornando as pessoas mais autónomas e responsáveis em relação à sua saúde, à saúde dos que delas dependem e à da sua comunidade;
  • Promover um amplo acesso de todos os interessados à informação qualificada sobre boas práticas em educação para saúde, literacia e autocuidados;
  • Desenvolver e demonstrar a utilidade de novos projetos e instrumentos em domínios selecionados desta temática, que acrescentem valor às boas práticas já existentes.