Instituições de Ensino:
Apresentação do Curso
1. Identificar a importância da área científica da Linguística como fator de conhecimento das sociedades e das culturas regionais, nacionais e internacionais.
2. Aprofundar conhecimentos necessários à aplicação dos estudos linguísticos às sociedades e culturas, nomeadamente através da Sociolinguística, Pragmática, Discurso e Cognição, mas também dos Estudos de Tradução e da Aquisição de Língua Segunda, de modo autónomo ou em projetos de âmbito sociocultural, em contextos alargados e multidisciplinares.
3. Investigar e valorizar a identidade linguística diferencial das sociedades e das culturas locais, regionais e nacionais.
4. Adquirir capacidades de atualização permanente no domínio científico da Linguística, aplicada às Sociedades e às Culturas.
5. Comunicar de maneira eficiente e criativa, clara e sem ambiguidades, propostas de investigação e ação linguística-etnográfica e sociocultural.
Objetivos
1. Desenvolver conhecimentos no domínio da Linguística, com enfoque nas áreas da Sociolinguística, Pragmática, Discurso e Cognição, Variação Geográfica e Sociocultural do Léxico, Linguística Comparada, Estudos de Tradução, Aquisição de Língua Segunda, Fonética e Prosódia e Edição e Revisão Linguística, visando a consolidação das competências comunicativas e interculturais (do local para o nacional e o supranacional), por exemplo nas vertentes da produção e receção de enunciados orais e escritos.
2. Promover os estudos interdisciplinares para um melhor entendimento das sociedades e das culturas, baseado no enquadramento teórico da Linguística como Ciência Social, orientando os mestrandos para o estudo e a investigação autónomos nos vários domínios da Linguística, com a ajuda das UC de Técnicas de Investigação em Linguística e de Edição e Revisão Linguística, pressupondo o desenvolvimento de práticas e metodologias, da recolha à interpretação fundamentada dos objetos de estudo, nomeadamente em estudos qualitativos de dados empíricos.
3. Aprofundar aspetos relevantes dos Estudos Linguísticos em diferentes variedades e normas da Língua Portuguesa no espaço da Lusofonia, assim como de outras línguas carreadoras culturais, com recurso sobretudo ao Português, Inglês, Francês e Alemão, na vasta perspetiva da gramática textual.
4. Familiarizar os mestrandos com conceitos chave nas áreas em foco nas diversas UC do domínio da Linguística, no sentido de aprofundar aspetos matriciais da identidade sociocultural, promovendo o conhecimento da linguagem em situações comunicativas variadas (interculturais e pluridisciplinares).
5. Dotar os estudantes de um repertório conceptual, teórico-metodológico e crítico fundamentado, tendo em conta as várias UC em domínios interdisciplinares das Ciências Sociais, e de uma formação transversal, tornando-os cidadãos do mundo e profissionais responsáveis e conscientes dos desafios linguísticos, culturais e humanos das sociedades contemporâneas.
6. Estimular a análise das diferenças linguísticas e socioculturais, conducente à valorização da alteridade em domínios multidisciplinares, promovendo a consciência e o uso da língua materna (language awareness) e a reflexão contrastiva face a outros códigos linguísticos, bem como o entendimento de sociedades e culturas em interação no espaço global.
7. Valorizar a identidade linguística e cultural por forma a responder às necessidades específicas dos mestrandos, no âmbito da sua formação, investigação e contribuição para a evolução dos contextos nacional e supranacional, de uma forma sustentável, equitativa e tolerante.
8. Formar quadros especializados orientados para trabalhar em contextos multiculturais, tais como: embaixadas e serviços consulares, relações públicas, indústrias da língua e da cultura, comunicação intercultural, tradução e revisão e edição de textos.