Língua Gestual Portuguesa

Download da Brochura

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
IPC | ESEC
ID:
LC
CREDITOS:
180

Instituições de Ensino:

Endereço

Rua Dom João III - Solum 3030-329 Coimbra, Portugal   Ver mapa

Categorias

Licenciatura

Apresentação do Curso

A licenciatura em Língua Gestual Portuguesa visa formar Intérpretes de língua gestual portuguesa/língua portuguesa e docentes de língua gestual portuguesa. Este curso dá, assim, resposta à lei 89/99 de 5 de julho e ao dec. Lei 3/2008.

 

Objetivos

Pretende-se a formação de profissionais com competências para intervir em diversos contextos. No ramo interpretação, o objetivo é formar intérpretes em contexto educacional, intérpretes de conferência e intérpretes nos media. A articulação com serviços internos como a esectv e instituições externas, como associações de surdos e escolas de referência possibilitam uma formação científica e prática eficaz. No ramo leccionação, visa-se fornecer competências no domínio educacional formal e não formal para que os estudantes sejam capazes de ensinar LGP a alunos surdos e ouvintes e, também, em contextos de formação e educação de adultos. Mais uma vez, a ligação com a comunidade surda e a comunidade escolar são componentes presentes ao longo da licenciatura.

 

Saídas profissionais

  • Formadores / Professores de Língua Gestual Portuguesa
  • Interpretes de Língua Gestual Portuguesa
  • Técnicos de apoio de Língua Gestual Portuguesa em áreas como a Educação, a Saúde, a Justiça ou o Lazer (escolas, hospitais, centros de saúde, estabelecimentos prisionais, autarquias, lares, centros de dia, empresas)