Instituições de Ensino:
Apresentação do Curso
O mestrado de Jornalismo em Ambientes Multiplataforma procura corresponder às profundas transformações que se registam nos media em particular e nos públicos em geral. Tem uma matriz que é inovadora, na linha do 1º ciclo de Ciências da Comunicação.
Este 2º ciclo em JORNALISMO integra-se numa perspetiva de acompanhamento das grandes mudanças que as tecnologias de diferentes matizes estão a introduzir na sociedade em geral e nas empresas jornalísticas em particular.
Está também em sintonia com a aposta que se desenvolve em termos nacionais na incorporação e dinamização do país para a preparação de quadros altamente qualificados em tecnologias digitais. Neste quadro, foram consideradas as diretivas nacionais e europeias do “INCoDe.2030” e do ‘Digital Single Market’.
Trata-se de um ciclo que, através de competências técnicas e científicas especializadas, responde a linhas de desenvolvimento social, económico e cultural da sociedade da informação e do conhecimento, baseada nas redes diferenciadas que as plataformas tecnológicas estão a proporcionar.
Este 2º ciclo de Ciências da Comunicação está estruturado em três semestres, com um total de 90 ECTS.
Os dois primeiros semestres têm três e cinco unidades curriculares, respetivamente no 1º e 2º, sendo o terceiro inteiramente dedicado a um trabalho de avaliação final: dissertação, ou relatório de estágio, ou projeto.
Em todas as unidades, o cruzamento de várias tecnologias digitais de comunicação constitui um requisito indispensável para a qualidade do processo de formação e investigação. O multiplataformismo, baseado na multiplexagem tecnológica e na interatividade, constitui um eixo central deste 2º ciclo de Jornalismo Multiplataforma.
Saídas Profissionais
As saídas profissionais estão centralmente na área jornalística, mas estendem-se à redação e edição digital em geral, bem como à produção de conteúdos, em diferentes suportes e nas mais diversas organizações.
As novas profissões emergentes, relacionadas com a Internet e as redes digitais, constituem-se, também, como saídas profissionais deste mestrado. Poderemos falar em consultor digital, analista de comunicação digital, arquiteto de informação, especialista em informação digital, gestor de informação digital, entre outras.
A investigação, no quadro de empresas de estudos de opinião e análise do impacto das tecnologias na comunicação social e organizacional, constitui outro campo de captação de mestres em Jornalismo Multiplataforma.