Jazz e Música Moderna

Download Brochura

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
Lusíada | Lisboa
ID:
LC
CREDITOS:
180

Instituições de Ensino:

Endereço

R. da Junqueira 188-198, 1349-001 Lisboa   Ver mapa

Categorias

Licenciatura

Apresentação do Curso

A licenciatura em Jazz e música moderna da Universidade Lusíada de Lisboa confere especialização nas áreas do jazz ou da música moderna (pop/rock). Para além do corpo docente incluir alguns dos nomes mais consagrados do nosso panorama musical, esta licenciatura desenvolve todos os anos um conjunto de actividades extra-curriculares, entre as quais recitais, concertos e masterclasses com alunos e artistas de renome internacional. Já visitaram a nossa Universidade artistas como Joe Lovano, Mário Laginha, Dave Holland, San Franciso Jazz Collective e Kurt Rosenwinkel.

A licenciatura em Jazz e música moderna tem por objectivo transmitir aos alunos, de forma teórica e prática, sistematizada e científica, conhecimentos, competências e capacidades, nas áreas da história, da prática e da teoria da música. Para tal, procuramos formar não só instrumentistas, como também músicos com diversas competências em áreas como a composição, a gravação áudio e as ciências musicais. Este curso procura fornecer uma formação superior que permita ao futuro licenciado frequentar outros ciclos de estudos, para que possa vir a aprofundar os conhecimentos teóricos e práticos nestas áreas, assim como desempenhar funções de docência em instituições de ensino público e privado.

Com efeito, são inúmeros os sectores onde existe empregabilidade nestas áreas, nomeadamente em torno da indústria musical. Deste modo, este cursoa irá preparar músicos profissionais como solistas, instrumentistas, músicos de sessão, assim como também críticos musicais e compositores nas áreas do jazz, da música moderna e ligeira. Estas áreas têm clara falta de profissionais especializados.

 

Objetivos

O 1.º ciclo de estudos conducente à atribuição do grau de licenciado em Jazz e Música Moderna tem como objectivo dotar o estudante de um nível de competências genéricas na área específica do curso, domínio onde o país é claramente deficitário em quadros especializados com formação universitária.

Desta forma, o objectivo geral da licenciatura é formar profissionais capazes de analisar, conceber, implementar e gerir projectos nas áreas do jazz e da música moderna, utilizando novas competências e metodologias adquiridas na sua formação (saber-fazer).

A fundamentação do desenvolvimento desta licenciatura está relacionada com dois aspectos:

  1. Assegurar uma formação consistente que permita a aquisição de conhecimentos necessários nas áreas entendidas como importantes para uma formação combinada, nomeadamente, conhecimentos de música, cultura, história, ciências da comunicação e psicologia.
  2. Assegurar que os estudantes fiquem em condições de mobilidade e de formação e de integração profissional tanto ao nível do espaço nacional, como europeu, ou, até mesmo a outras dimensões.

 

Saídas Profissionais

A licenciatura em Jazz e Música Moderna prepara músicos profissionais como solistas, instrumentistas, músicos de sessão, assim como também críticos musicais, compositores e arranjadores nas áreas do jazz, da música moderna e ligeira. Este curso procura também fornecer uma formação superior que permita ao futuro licenciado frequentar outros ciclos de estudos, para que possa vir a aprofundar os conhecimentos teóricos e práticos nestas áreas, assim como desempenhar funções de docência em instituições de ensino público e privado.