Instituições de Ensino:
Endereço
Rua Dr. Lopo de Carvalho; 4369-006 Porto Ver mapaCategorias
Pós-GraduaçãoApresentação do Curso
Nas últimas décadas, a globalização tem influenciado as atividades produtivas e económicas em todos os países, através da expansão dos mercados e a liberalização comercial, resultando num crescimento significativo das relações comerciais (Scala).
Contudo, enquanto as barreiras para o estabelecimento de negócios internacionais foram reduzidas, houve um acirramento da concorrência, consequentemente, as empresas necessitam aproveitar melhore as oportunidades e procurar maximizar os seus resultados no mercado.
Perante este cenário, existe a necessidade de enfrentar complexos desafios na criação e gestão de negócios internacionais, entre os quais Christopher (2011) destaca: o primeiro, associado ao fato dos mercados mundiais não serem homogéneos, uma vez que estes exigem diferentes produtos de acordo com as regiões; e, o segundo, associado à complexa logística e à gestão da cadeia de abastecimento, as quais são influenciadas por diversos fatores (tais como, aumento da oferta, menores ciclos de vida do produto, crescimento dos mercados e do número de canais de comercialização), impactando diretamente os custos.
Em síntese, para melhorar o crescimento económico e a competitividade de um país no comércio internacional é fundamental melhorar o seu desempenho logístico. Além disso, uma empresa que deseje internacionalizar os seus negócios, deverá recorrer à análise de indicadores como o LPI (Logistic Performance Indicator), visto que o desempenho logístico contribui diretamente nos resultados das organizações globais e para o alcance de níveis mais elevados de produtividade.