Internacional em Dentisteria Adesiva Minimamente Invasiva

Download da Brochura

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
Egas Moniz | IUEM
ID:
PG
CREDITOS:
12

Instituições de Ensino:

Endereço

Campus Universitário, Quinta da Granja, 2829 - 511 Monte de Caparica, Almada   Ver mapa

Categorias

Pós-Graduação

Apresentação do Curso

A Pós-Graduação de Dentisteria Adesiva Minimamente Invasiva (DAMI) do Instituto Universitário Egas Moniz (IUEM) trata-se de uma formação intensiva especializada em Reabilitação Oral e minimamente invasiva.
Nas últimas décadas, a Prostodontia sofreu alterações revolucionárias. Princípios que estavam estabelecidos, tais como o conceito de retenção e resistência têm sido reformulados com a evolução da técnica adesiva. Com isto, os materiais envolvidos nesta nova abordagem também sofreram, eles próprios, inúmeras alterações e melhorias.
O crescente aumento de padrões estéticos e de qualidade da sociedade tem resultado numa evolução tecnológica e científica, obrigando a uma constante atualização e aperfeiçoamento dos profissionais interessados num bom desempenho clínico.
Atualmente, a fase do planeamento é cada vez mais completa e multidisciplinar, o que torna um tratamento mais moroso e exigente, mas que se traduz num tratamento cada vez mais previsível e natural. Além disso, os tratamentos são cada vez mais conservadores e orientados por um estudo pré-protético elaborado, de modo a reproduzir as propriedades estéticas, funcionais e biomecânicas de um dente íntegro, sendo este o segredo primordial.
O programa de Pós-Graduação em Dentisteria Adesiva Minimamente Invasiva do Instituto Universitário Egas Moniz visa assim, treinar e preparar o futuro pós-graduado em Reabilitação Oral e Biomimética a efetuar um correto diagnóstico, prognóstico, planificação e execução das várias fases do tratamento reabilitador, permitindo a resolução de casos complexos multidisciplinares, segundo as normas internacionalmente aceites e devidamente regulamentadas pela OMD.

 

Objetivos

Objetivos gerais:

  • Este curso pretende educar os participantes no conceito recente da dentisteria adesiva minimamente invasiva. O curso será desenvolvido aliando prática clínica e pré-clínica a uma fundamentação científica consolidada e abrangente.

Objetivos específicos:

  • Adquirir conhecimento nas áreas da morfologia dentária, dos materiais dentários, da prótese fixa, da Dentisteria restauradora, da oclusão, da Periodontologia e nos aspetos legais inerentes às reabilitações estéticas.
  • Adquirir conhecimentos teóricos baseados na atual evidência científica, que permitam avaliar as indicações e vantagens fundamentadas das novas soluções restauradoras biomiméticas em dentes anteriores e posteriores (restaurações diretas e indiretas).
  • Saber utilizar com previsibilidade as técnicas adesivas, combinando o compósito e a cerâmica de forma a reproduzir a resistência e função do dente natural.
  • Entender o fundamento e técnica de execução do enceramento de diagnóstico (wax-up), do ensaio clínico de diagnóstico (mock-up), de obtenção de impressões e das restaurações provisórias
  • Conhecer os princípios biomecânicos e biológicos dos preparos dentários minimamente invasivos.
  • Obter conhecimentos teóricos e práticos dos passos laboratoriais, e os procedimentos subjacentes à comunicação clínica-laboratório.
  • Proceder à execução clínica de restaurações protéticas biomiméticas em dentes anteriores (facetas) e em dentes posteriores. (Alunos da componente Clínica)