Instituições de Ensino:
Endereço
Rua Diogo de Botelho 1327, 4169-005 Porto Ver mapaCategorias
Pós-GraduaçãoApresentação do Curso
No âmbito do Plano Estratégico da Católica Porto Business School, surge a iniciativa de lançar um novo bloco de cursos de formação executiva, com o nome ‘Negócios Sustentáveis e Regenerativos’, focados em soluções de negócio circulares e não violando limites sociais e ambientais, impulsionadas pela tecnologia e inovação disruptiva.
Num momento de mudanças sociais e ambientais indiscutíveis, é importante obter uma ampla compreensão de como incorporar a sustentabilidade e a regeneração na estratégia empresarial e nos negócios, beneficiando o desempenho financeiro e as práticas de gestão. Estar na vanguarda neste campo emergente é fundamental para o futuro dos negócios. Ao mesmo tempo, a indústria exige aos funcionários que entendam como contabilizar a sustentabilidade e a regeneração e que entendam estas temáticas da perspetiva do negócio e das novas exigências dos consumidores.
A PG Innovation for Sustainable & Regenerative Business ilustra como as empresas podem prosperar e crescer enquanto resolvem alguns dos maiores desafios do mundo e como nós, enquanto indivíduos, podemos fazer a diferença.
Esta proposta visa também fomentar a diversificação temática da oferta de formação da Católica Porto Business School e da Escola Superior de Biotecnologia, e é lançada no âmbito do INSURE.hub, uma iniciativa promovida pela Universidade Católica Portuguesa, no Porto, através daquelas Escolas, com a Planetiers New Generation.
Objetivos:
Esta pós-graduação visa dotar os participantes das ferramentas necessárias para tomarem decisões adequadas, numa economia que caminha para a sustentabilidade e a regeneração.
Os objetivos prosseguidos são os seguintes:
- compreender e analisar os modelos de negócio que impulsionam a mudança;
- comunicar as vantagens competitivas de ser um líder orientado por propósito;
- entender como promover soluções de negócio circulares, sustentáveis e regenerativas, impulsionadas pela tecnologia e inovações disruptivas;
- ter uma visão geral do quadro atual e das regulamentações pendentes da UE para promover a agenda de sustentabilidade (O Pacto Ecológico Europeu e o Plano de Ação da Nova Economia Circular);
- ser capaz de liderar para a sustentabilidade e criar um ambiente sustentável;
- ser capaz de avaliar as decisões corporativas de acordo com critérios de negócio sustentáveis (decisões estratégicas e operacionais);
- compreender a mudança fundamental por trás da transformação da economia linear para a circular;
- saber mapear a sustentabilidade na estratégia corporativa, ferramentas para a gestão estratégica;
- compreender conceitos como valor partilhado, valor sistémico e inovação social;
- utilizar as suas implicações na gestão das organizações;
- compreender o significado e a relevância do empreendedorismo social e da filantropia;
- avaliar oportunidades de negócio assentes na criação de valor, entender investimentos com impacto, bem como relatórios, métricas não financeiras e critérios ESG;
- compreender os instrumentos de financiamento sustentável (obrigações verdes, obrigações sociais, empréstimos bancários verdes; etc.).
- Os participantes serão capacitados construir um plano de ação para a sustentabilidade e regeneração.