Informática - Novos Media e Sistemas Ubíquos

eduportugal universidade lusófona lisboa vertical eduportugal

Download da Brochura

COMEÇO:
setembro
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
Lusófona | Lisboa
ID:
DR
CREDITOS:
180

Instituições de Ensino:

Endereço

Campo Grande, 376 1749-024 Lisboa - Portugal   Ver mapa

Categorias

Doutorado

Apresentação do Curso

O doutoramento em Informática insere-se na área científica a área de Ciências Informáticas (CNAEF 418). O programa inclui um ano curricular (60 ECTS distribuídos por dois semestres) e um período de 2 anos (120 ECTS) dedicado ao trabalho de investigação que irá culminar com a apresentação de uma tese de doutoramento. O doutoramento em Informática – Novos Media e Sistemas Ubíquos contempla um total de onze (11) unidades curriculares, sendo cinco (5) cadeiras obrigatórias.

O ano curricular do programa doutoral encontra-se dividido do seguinte modo. O primeiro semestre do ano curricular contempla duas (2) unidades curriculares obrigatórias (Metodologias de Investigação e Inovação; Média Digital) e quatro (4) unidades curriculares optativas das quais o candidato terá obrigatoriamente de seleccionar duas. O segundo semestre contempla duas (2) unidades curriculares obrigatórias (Planeamento da tese; Sistemas Complexos) e duas (2) unidades curriculares optativas, das quais os candidatos terão de seleccionar uma.

 

Objetivos

Complementar a educação de mestres em ciência e engenharia, fornecendo formação avançada em áreas emergentes de Ciências Informáticas, nomeadamente nas áreas referentes a novos media e a sistemas pervasivos de comunicação.

Desenvolvimento de competências em termos de metodologia de investigação, permitindo o desenvolvimento autónomo de actividades que cobrem diversos aspectos do processo de I&D, nomeadamente a selecção e aplicação de técnicas de escrita para a disseminação de resultados de I&D.

Fornecer aos participantes uma exacta percepção da evolução actual da área de tecnologias computacionais na vertente de novos media e sistemas pervasivos, assim como das suas implicações para o utilizador final. O programa doutoral envolve docentes da ECATI, a maioria dos quais integra a unidade de investigação COPELABS enquanto membros associados, com experiência em áreas como sistemas complexos, ciências computacionais, media digitais, sistemas e tecnologias Internet..

 

Valor Anual

Saiba mais sobre o valor das propinas aqui.