Instituições de Ensino:
Apresentação do Curso
O Ciclo de Estudos de Doutoramento em História proporciona um ensino de nível avançado no domínio da História e nas áreas da Arqueologia e da Arquivística Histórica, formando doutorados capazes de contribuir para o desenvolvimento do ensino, da investigação e da divulgação dessas áreas do saber no quadro nacional e internacional.
Este ciclo de estudos de doutoramento assenta
-
- num corpo docente de qualidade e mérito reconhecidos em termos nacionais e internacionais;
- num vasto conjunto de investigadores pertencentes às três Unidades de Investigação intimamente ligadas às atividades do Departamento de História e em outros investigadores agregados às restantes unidades de investigação da FCSH;
- num ambiente inteletual de diversidade de saberes e de interdisciplinariedade efetiva proporcionadas pela inserção na FCSH (onde são ministrados mais de cinquenta cursos no campo das Ciências Sociais e das Humanidades) e pela interacção com as demais faculdades da UNL;
- num conjunto de intercâmbios internacionais estabelecidos pelo Departamento de História, pelas diversas Unidades de Investigação, pela FCSH e pela UNL, com reflexos directos no leque de atividades ao nível da docência e da investigação científica no domínio da História.
Área de Especialidade: História Antiga | Arqueologia | Arquivística Histórica | História Contemporânea | História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa | História Medieval | História Moderna | Pré-História
Objetivos
O programa tem como finalidade contribuir para a formação, num ambiente inteletualmente estimulante, de novas gerações de historiadores e arqueólogos capazes de formular novos problemas e de aplicar metodologias de análise adequadas ao seu objecto de estudo, tendo em vista a produção de um conhecimento socialmente relevante e plenamente integrado no quadro internacional. A riqueza do ensino e da investigação do Departamento de História e das Unidades de Investigação associadas reside na multiplicidade dos objectos históricos, na diversidade dos períodos, na pluralidade dos espaços geográficos analisados, e nas diferentes posturas epistemológicas dos seus docentes e investigadores. Tudo isto, no contexto de uma plena integração nas redes de científicas internacionais e num quadro de abertura às demais Ciências Sociais e Humanas, que a inserção na FCSH favorece, e às ciências da terra, biológicas e químicas, em especial por via da Arqueologia.
Sem descurar os campos da Arqueologia Pré-Clássica e Clássica, o Departamento de História e as suas Unidades de investigação são pioneiros no desenvolvimento de investigação e ensino de áreas como a Arqueologia Medieval, Moderna, Subaquática e Industrial. O doutoramento na área da Arqueologia proporciona formação em todos estes domínios do saber e nele é fundamental a complementaridade das fontes históricas e arqueológicas, tendo em vista construir um conhecimento integrado, complexo e relevante do passado. A FCSH e as suas Unidades de Investigação têm levado a cabo diversos projetos em Arqueologia que abarcam todas estas áreas do saber. Os arqueólogos e historiadores da FCSH integram os mesmos centros de investigação, o que tem impulsionado sinergias que estimulam investigações inovadoras.
O doutoramento na área da Arquivística Histórica, igualmente inovador no quadro nacional, situa-se, em termos teóricos, entre a «archival science» contemporânea e a História, dando particular importância a questões de epistemologia das fontes, à transmissão e à constituição de corpora documentais, e, ainda, aos usos sociais da informação e do arquivo. As teses realizadas nesta área contemplam por norma a organização arquivística e a disponibilização dos acervos documentais estudados, no seu todo ou em parte.