Globalização, Diplomacia e Segurança

Download da Brochura

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
NOVA FCSH
ID:
PG
CREDITOS:
60

Instituições de Ensino:

Endereço

Avenida Berna 26 C, 1069-061 Lisboa   Ver mapa

Categorias

Pós-Graduação

Apresentação do Curso

O Curso destina-se a licenciados nas áreas das Ciências Sociais e Humanas, Ciências Militares e outras no âmbito da Segurança e Defesa, titulares de Grau do 1º Ciclo ou habilitação equivalente, aos quais se pretende proporcionar formação avançada na área da diplomacia e da segurança.

 

Objetivos

  1. Avaliação dos grandes riscos atuais e os equilíbrios possíveis num mundo global, proporcionando um elevado grau de preparação teórica e aplicada, contribuindo para a qualificação dos candidatos no exercício de funções de liderança, diplomacia ou de assessoria técnica nas estruturas públicas do Estado, empresas, organismos privados e no quadro da sociedade civil no atual sistema internacional.
  2. Consolidar conhecimento num enquadramento teórico, prático e interdisciplinar sobre grandes questões nacionais e internacionais decorrentes dos desafios e oportunidades num contexto de globalização e de novos contornos de segurança, habilitando os participantes a melhor compreender, debater o quadro de
    transformações e riscos crescentes do mundo contemporâneo.
  3. Dotar os participantes de um conjunto de conhecimentos e metodologias de simulação e análise prospetiva, que permitam uma compreensão rigorosa dos assuntos de natureza global, regional e nacional na área das grandes temáticas internacionais, numa perspetiva multidimensional e multidisciplinar, numa lógica de ligação entre as áreas do conhecimento das Relações Internacionais e das Ciências Militares.
  4. Desenvolver competências de aplicação dos conhecimentos à formulação, equacionamento e resolução de problemas em contextos temáticos diversificados e conjunturas complexas, que decorrem do processo de globalização e da atual perceção de risco e envolvam a tomada de decisões no âmbito da política
    internacional.