Apresentação do Curso
O Mestrado em Gestão e Conservação de Recursos Naturais (MGCRN) é ministrado em conjunto pela Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora (UÉ) e o Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa (ISA) da Universidade de Lisboa (UL). O 1º e 3º semestre decorrem no ISA (Lisboa), preferencialmente de segunda a quarta-feira, e o 2º semestre tem lugar nas instalações da UE (Évora e Sines), em regime de blocos, não exigindo aos alunos manterem uma residência fixa em Évora. O alojamento em Sines é gratuito.
O MGCRN visa formar profissionais na área da conservação e gestão de recursos naturais biológicos, com um elevado nível de conhecimento dos processos e funções que caracterizam os ecossistemas. Pretende-se formar profissionais capazes de responder de forma autónoma e com capacidade preditiva a situações requerendo análise, diagnóstico e resposta justificada de intervenção, na área da gestão e conservação de recursos naturais, bem como estabelecer a ligação entre os futuros gestores de recursos naturais, e os utilizadores dos bens e serviços dos ecossistemas.
Este Mestrado procura igualmente contribuir para a conservação e a gestão técnico-cientificamente corretas de populações vegetais e animais, e de ecossistemas terrestres e aquáticos, bem como promover o aproveitamento e uso sustentável dos recursos biológicos naturais, e seu restauro em situações degradação. Por fim, visa ainda contribuir para uma interação harmoniosa entre as populações humanas e os ecossistemas que estas utilizam.
Saídas Profissionais
O MGCRN forma profissionais altamente qualificados que poderão desempenhar funções em: Autarquias e Associações de Municípios; Departamentos Governamentais de gestão e conservação da natureza e da biodiversidade (e.g. ICNF, APA, DRAP, DGRM, IPMA); quadros técnicos de gestão de caça e pesca; empresas do sector privado (e.g. consultoria ambiental, monitorização ambiental, turismo da natureza); ONG (e.g. associações ambientalistas); Associações de Desenvolvimento Local; Associações de Produtores e Criadores (florestais, agrícolas, pecuárias); entidades de Investigação e Desenvolvimento (I&D); ações desempenhadas no âmbito das profissões liberais. O MGCRN é reconhecido pelo Ministério da Educação para efeitos da aplicação do Artigo 54º do Estatuto da Carreira Docente (DL nº270/2009 de 30 de setembro), regulamentado pela Portaria nº344/2008 de 30 de abril, aos grupos de recrutamento 230 e 520 do 2º ciclo e 3º ciclo do ensino básico.
Curso em Associação/Instituições Parceiras:
- Universidade de Lisboa – Instituto Superior de Agronomia