Instituições de Ensino:
Endereço
Av. Mal. Craveiro Lopes 2, 1700-097 Lisboa Ver mapaCategorias
Pós-GraduaçãoApresentação do Curso
A qualificação dos quadros superiores das instituições do setor da economia social é um dos pilares mais importantes para se potenciar a qualidade do serviço prestado. O exercício de funções de gestão e liderança nas instituições sociais exige um conjunto de competências multidisciplinares que resultam dos conhecimentos de vários domínios científicos como a gestão, economia, serviço social, sociologia, contabilidade e psicologia.
Os gestores das instituições sociais têm um défice de qualificações no domínio da gestão aplicada. Este défice é consequência da inexistência de uma oferta formativa de nível superior, agregadora e multidisciplinar, que responda às várias necessidades de gestão aplicada a instituições sociais.
Esta formação procura dotar os participantes de um conjunto de competências híbridas, nos vários domínios científicos, de forma a capacitar os gestores de instituições sociais de estratégias de ação individuais e coletivas que suprimam o défice de competências de gestão de instituições sociais e promovam um aumento da qualidade do serviço prestado.
Objetivos
- Qualificar não gestores para as práticas de administração e gestão de instituições sociais;
- Dotar os participantes de competências teórico-práticas para a gestão e administração de instituições sociais;
- Sensibilizar para os princípios de administração social e para os princípios da gestão científica;
- Proporcionar aos participantes conhecimentos sobre casos práticos de gestão de instituições sociais;
- Proporcionar condições para a formação específica aprofundada nos domínios da teoria e do conhecimento, do debate ético-deontológico, das questões sociais emergentes, das políticas sociais, das estratégias e metodologias específicas de intervenção nas instituições sociais.