Gestão da Segurança no Trabalho e do Ambiente

Download da Brochura

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
IPViseu | ESTGV
ID:
CT
CREDITOS:
120

Instituições de Ensino:

Endereço

Eng.º Paulo Miguel Ferreira Castro Mendes   Ver mapa

Apresentação do Curso

O objetivo do presente curso técnico superior profissional é formar técnicos capacitados para planear, coordenar, implementar e promover a melhoria contínua em sistemas de gestão da segurança no trabalho e no ambiente, simultaneamente garantindo condições de trabalho seguras e um ambiente exterior saudável, contribuindo para a prevenção da ocorrência de acidentes de trabalho e de acidentes ambientais e o surgimento de doenças profissionais e de efeitos nocivos no ambiente. Esta gestão integrada da segurança no trabalho e do ambiente resulta no aumento da eficiência e da competitividade das organizações.

 

Saídas Profissionais

A Segurança no Trabalho e a Proteção do Ambiente são duas áreas fundamentais na gestão de uma organização, independentemente da sua actividade ou dimensão. Tratam-se de áreas que exigem aos intervenientes características de flexibilidade e dinamismo e sobretudo de uma permanente atualização e formação que possa assegurar uma eficaz articulação e coordenação com as entidades envolvidas.

Aos organismos públicos, às micro, pequenas, médias e grandes empresas é pedido que implementem um conjunto de procedimentos de gestão preventiva, por forma a reduzirem os riscos laborais e os riscos ambientais associados, quer às actividades, quer às instalações, garantindo condições de trabalho seguras e um ambiente exterior saudável e prevenindo a ocorrência de acidentes de trabalho e acidentes ambientais e o surgimento de doenças profissionais e efeitos nocivos no ambiente.

A gestão eficaz de uma organização tende a realizar-se de uma forma integrada traduzindo-se no aumento da eficiência, eficácia e optimização dos recursos humanos e materiais. Assim, os sistemas ou programas separados e as ações sectoriais, na maioria das vezes, sobrepõem-se e geram gastos desnecessários. Para que estes temas sejam abordados de forma integrada, uma grande parte das empresas de média e grande dimensão possui um Departamento de Segurança no Trabalho e Ambiente, juntando por vezes também a área da Qualidade.

Existe igualmente um número significativo de empresas que presta serviços de consultadoria paralelamente na área da Segurança no Trabalho e da Proteção do Ambiente. Por último, é também possível verificar que existem vários laboratórios acreditados pelo Instituto Português de Acreditação (IPAC) que realizam ensaios na área da Segurança no Trabalho e da Proteção do Ambiente.

 

Valor Anual

Estudante Internacional: 780€