Gerontologia Social

Download Brochura

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
Lusíada | Lisboa
ID:
ME
CREDITOS:
120

Instituições de Ensino:

Endereço

R. da Junqueira 188-198, 1349-001 Lisboa   Ver mapa

Categorias

Mestrado

Apresentação do Curso

O mestrado em Gerontologia Social pretende, no âmbito do enquadramento do Processo de Bolonha, abrir novas vias para a análise, investigação e estudo, quer em contexto teórico quer em contexto prático, de uma realidade que não sendo nova, tem no entanto, ganho foros de maior importância. A problemática do envelhecimento e a necessidade de encontrar formas de a explicar, impõem que, de forma concertada, as instituições universitárias, os profissionais e as empresas de economia social ou de mercado, procurem modelos e esquemas que conduzam a resultados que assegurem a qualidade dos que, em número cada vez mais crescente, precisam de soluções.

O envelhecimento em Portugal é hoje já um dos factores que mais preocupam a sociedade e o quadro político nacional, sendo necessário, pois, que se possa explicar, estudar e avaliar as políticas a desenvolver para proporcionar, com qualidade e sucesso, o bem-estar a todos os que passam a integrar os estratos onde as desigualdades sociais, económicas e até políticas se fazem sentir com maior acuidade.

Este mestrado procura, assim, romper com a linha clássica da intervenção social, para capacitar os alunos enquanto profissionais ou futuros profissionais para a avaliação e a decisão no espaço das políticas sociais, públicas e da intervenção social dirigida para um grupo específico e para compreender:

  • a análise dos processos biológicos, psicológicos e sociais do envelhecimento;
  • a percepção das causas, características, tendências e implicações do envelhecimento demográfico no quadro das sociedades contemporâneas;
  • o percurso das idades, modos de vida e formas de envelhecimento;
  • as políticas e programas direccionados para as pessoas idosas;
  • a metodologia e as técnicas de intervenção em gerontologia social.

A orientação deste curso é, assim, a de preparar profissionais com um grau de qualificação que lhe seja fundamental para perceber, analisar e intervir de forma concreta nos problemas que se colocam a um estrato cada vez maior da população nacional e europeia.

 

Objetivos

Este mestrado tem como objectivos gerais a formação aprofundada na área científica da gerontologia social e a qualificação para a investigação científica.

São objectivos específicos do curso:

  1. Qualificar para a docência e pesquisa em serviço social;
  2. Propiciar condições para a formação específica aprofundada nos domínios da teoria e do conhecimento em gerontologia social, no debate ético-deontológico das questões sociais emergentes, das políticas sociais, das estratégias e metodologias específicas de intervenção em gerontologia social, em particular, e em serviço social, em geral;
  3. Estimular a publicação dos resultados da produção científica de serviço social.

Neste sentido, o mestrado visa atingir dois perfis principais a nível de pós-graduação: a formação de docentes-investigadores e a qualificação profissional de interventores sociais nos principais domínios de actuação dos assistentes sociais e das políticas sociais. Com isto, potencia-se a competência interventiva e a capacidade de investigação no quadro da acção profissional.