Geologia

Download da Brochura

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
FCT NOVA
ID:
DR
CREDITOS:
180

Instituições de Ensino:

Endereço

Quinta da Torre, Campus Universitário, 2829-516 Caparica   Ver mapa

Categorias

Doutorado

Apresentação do Curso

As perspectivas de desenvolvimento para Portugal apontam para a necessidade de técnicos e cientistas na área das Ciências da Terra, nomeadamente em Geologia, com elevadas qualificações científicas. As Ciências da Terra (e do Espaço) são consideradas domínios científicos principais em muitos dos países mais desenvolvidos do mundo. O curso entrou em funcionamento no ano letivo de 2008/2009. O número mínimo de créditos para a obtenção do grau é de 180 (3 anos).

 

Objetivos

São objectivos deste ciclo de estudos formar investigadores altamente qualificados neste domínio científico e com competência para realizar e desenvolver projectos de investigação e desenvolvimento com autonomia, em sectores de actividade económica e social e/ou em ambiente universitário.

As competências a adquirir pelos doutorandos são:

a) Competências de conhecimento e capacidade de compreensão

a.1) Capacidade de compreensão sistemática no domínio científico de estudo da Geologia, que lhes permitam aprofundar conhecimentos apreendidos ao nível de 1os e 2os ciclos nesta área científica e adquirir bases sustentáveis para desenvolver tarefas autonomamente em contextos de investigação.

a.2) Adquirirem formação científica e técnica avançada que lhes atribuam competências, aptidões e métodos de investigação associados ao domínio científico da Geologia permitindo compreender e resolver novos problemas e situações em contextos multidisciplinares.

b) Competências de aplicação de conhecimentos e compreensão

b.1) Capacidade para idealizar, projectar e executar projectos de investigação importantes em Geologia, desenvolvendo capacidades de coordenação de gestão e de acompanhamento técnico de forma autónoma, no centro de investigação em que se inserem (Centro de Investigação em Ciência e Engenharia Geológica, CICEGe, ou outro), noutras instituições de investigação ou em empresas, respeitando as exigências impostas pelos padrões de qualidade e integridade académicas.

b.2) Produzirem conjunto significativo de trabalhos de investigação e documentos técnicos originais no domínio da Geologia contribuindo para a abertura de horizontes do conhecimento, divulgando-os sempre que possível em reuniões ou publicações com comité de selecção, quer a nível nacional quer a nível internacional, e demonstrando saberem apresentá-los, quer a especialistas quer a outros técnicos, de forma clara e rigorosa.

c) Competências de realização de julgamento/tomada de decisões

c.1) Desenvolverem capacidades de integração de conhecimentos de modo a serem capazes de analisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias novas em situações complexas apresentando sempre soluções e propondo projectos de execução tendo em conta implicações económicas e sociais.

d) Competências de comunicação

d.1) Desenvolverem capacidades para discutir e colaborar e comunicar com os seus parceiros de investigação, com especialistas de outras áreas, com a comunidade académica e com a sociedade em geral sobre os temas que desenvolvem e em que são especializados;

e) Competências de auto-aprendizagem

e.1) Serem capazes de continuar a desenvolver e a adquirir formação ao longo da sua vida nas áreas disciplinares e afins da Geologia e da Engenharia Geológica, promovendo, em contexto académico e/ou profissional, o progresso tecnológico, social ou cultural.

 

Saídas Profissionais

As áreas de intervenção dos futuros doutores em Geologia estão relacionados com a prospecção, caracterização e exploração de recursos geológicos, a cartografia geológica e geoambiental, a caracterização e preservação do património geológico e paleontológico, bem como o Ensino Secundário. Também, na construção civil e obras públicas o doutoramento em Geologia contribuirá para a formação de especialistas que podem desempenhar um papel essencial nas etapas de caracterização geológica das áreas de implantação das obras de engenharia.

As grandes estruturas e infra-estruturas a realizar em Portugal passam por: estradas e auto-estradas, novo aeroporto de Lisboa, novas travessias do Tejo na região de Lisboa, novas vias férreas e reabilitação das existentes, TGV, obras viárias subterrâneas (Metro de Lisboa e do Porto, túneis rodoviários), obras portuárias, aterros sanitários e armazenamento de resíduos (urbanos, industriais e nucleares), requalificação ambiental de solos, ETA’s, ETAR’s, protecção da orla costeira, armazenamento de águas superficiais, captações de águas subterrâneas, armazenamento de gás natural. Também a procura e exploração de jazidas de petróleo e a geotermia, bem como a gestão racional dos solos, a previsão de catástrofes naturais (actividade sísmica e vulcânica) e os riscos naturais serão sectores em desenvolvimento. A cartografia geológica é essencial para o desenvolvimento do país, por ser um instrumento de base indispensável ao desenvolvimento das acções anteriormente referidas.

Estas actividades vão carecer de apoio científico e técnico, quer a nível de projecto como de acompanhamento e de execução. Nalgumas, esse apoio terá mesmo um papel preponderante. A formação avançada, a nível de doutoramento, permitirá que sejam atingidos patamares elevados de desenvolvimento que, seguramente, contribuirão para a inovação e uma significativa melhoria dos trabalhos a desenvolver.

 

Valor Anual

Estudantes internacionais: 2.750€

Inscreva-se em nossa Newsletter

Comprometemo-nos em não utilizar os seus dados de contato para enviar qualquer tipo de SPAM. Caso pretenda alterar ou excluir os seus dados envie um e-mail para protecaodados@eduportugal.eu

Outros Links

EduPortugal

Portal online, mantido por Instituições de Ensino Portuguesas, que auxilia os brasileiros interessados em estudar graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado em Portugal. Fornecemos suporte online para que você se sinta seguro e tranquilo durante todo o processo de candidatura até a sua estadia em Portugal.

Contato

Email: info@eduportugal.eu
Telefone/WhatsApp: +351 912 862 909
Messenger Facebook