Instituições de Ensino:
Objetivos do Curso
A formação ministrada procura responder à necessidade sentida por muitos profissionais da área da alimentação, que carecem de uma formação científica especializada no vasto domínio das Culturas da Alimentação. Destina-se também a alunos licenciados que visem especializar-se num segundo ciclo na área das Culturas da Alimentação.
O aluno que complete o ciclo de estudos reúne competências para compreender a temática geral da alimentação, não só através do estudo da evolução que esta teve ao longo da história, mas sobretudo das múltiplas perspetivas a que o Homem de hoje deve estar atento para perceber o papel que ocupa no contexto do seu património cultural.
Privilegia-se amplamente a interdisciplinaridade e transversalidade dos saberes, colocando a temática dos alimentos, da alimentação, da gastronomia, dos gostos, das práticas culinárias, da mesa à luz da história, da literatura, da geografia e do turismo.
Condições de Acesso e Ingresso
Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:
- a) Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
- b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos, organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
- c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado pelo conselho científico da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
- d) Em casos devidamente justificados, podem aceder aos ciclos de estudos de mestrado os candidatos que apresentem um currículo científico ou profissional relevante para a frequência deste ciclo de estudos e que, como tal, seja reconhecido pelo conselho científico da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
2 – O reconhecimento a que se referem as alíneas b) a d) do n.º 1 tem como efeito apenas o acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre e não confere ao seu titular a equivalência ao grau de licenciado ou o reconhecimento desse grau.
Saídas Profissionais
A formação ministrada permite a profissionais da área da alimentação e/ou a licenciados em qualquer área científica uma especialização científica na área das Culturas da Alimentação.
Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
- Competências para compreender a temática da alimentação, através do estudo da evolução que esta teve ao longo da história e das múltiplas perspectivas a que o Homem de hoje deve estar atento para perceber o papel que ocupa no contexto do seu património cultural.
- Integram o plano de estudos disciplinas que versam sobre História da Alimentação da Antiguidade até ao presente, Literatura, Geografia e Turismo.
- A bibliografia e as fontes permitirão transmitir conhecimentos seguros e analisar criticamente a realidade em apreço. A realização de trabalhos de iniciação à investigação, durante o 1º ano, habilitará a prosseguir para a realização de trabalhos de fôlego adequados à obtenção do grau de mestre.
- O curso dotará os estudantes de instrumentos científicos, metodológicos e culturais capazes de motivar e sustentar a sua capacidade de inovação e renovação, participando na promoção social e cultural dos tecidos empresariais, sociais, associativos e culturais do país.