Fisioterapia

Download da Brochura

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
Egas Moniz | ESSEM
ID:
LC
CREDITOS:
240

Instituições de Ensino:

Endereço

Campus Universitário, Quinta da Granja, 2829 - 511 Monte de Caparica, Almada   Ver mapa

Categorias

Licenciatura

Apresentação do Curso

O curso de licenciatura em Fisioterapia, da Escola Superior de Saúde Egas Moniz (ESSEM), conjuga o ensino teórico e teórico-prático com uma forte componente prática. Apresenta um plano de estudos renovado adequado às exigências atuais de uma Fisioterapia moderna, com base em padrões nacionais e internacionais que regulam a sua prática.

O novo plano de estudos integra um conjunto de novas Unidades Curriculares (UC) que permitem uma visão dinâmica e científica do movimento humano, determinantes para diferenciar a avaliação/intervenção do fisioterapeuta, numa perspectiva transversal, as diferentes condições do Ser Humano (na doença, na saúde e no alto rendimento).

A carga horária das UC da área específica da Fisioterapia representa agora 75% da carga horária total, respeitando o padrão de aulas práticas em contexto clínico fundamentais para a aquisição de competências em Fisioterapia. Desta forma, o plano de estudos contempla 1000 horas de prática em contexto clínico, iniciando-se essa prática no 2º ano do curso realizada na clínica Universitária Egas Moniz, onde poderás contactar com doentes reais. A partir do 3º ano estas aulas realizam-se também em contexto hospitalar, o que te permitirá um primeiro contacto com condições mais complexas em unidades de agudos, numa fase precoce e fundamental da reabilitação. No 4º ano realizarás atividade clínica em Unidades de Saúde de referência, supervisionados por profissionais que te garantem uma aprendizagem sólida e responsável.

Esta aprendizagem em contexto clínico estimula e desenvolve a tua prática reflexiva e facilita a aquisição das competências essenciais para o teu futuro exercício profissional.

A Fisioterapia é uma ciência centrada no estudo do movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, desde o normal ao patológico, com o objetivo de preservar, manter, desenvolver e/ou restaurar a integridade funcional. A tua formação como fisioterapeuta permite-te analisar e avaliar o movimento e a postura, e capacita-te para promover a saúde e prevenir, ou melhorar, qualquer tipo de deficiência, ou incapacidade. Farás uso de modalidades educativas e terapêuticas específicas, ajudando assim as pessoas a atingir a máxima funcionalidade e a melhorar a sua qualidade de vida.

O exercício da Fisioterapia implica a interação direta com os doentes, desde a avaliação, à prescrição e à terapêutica. Poderás trabalhar individualmente ou em contexto de uma equipa multidisciplinar.

À Fisioterapia corresponde uma profissão de prestígio, com boa empregabilidade e, o reflexo disso e da qualidade do nosso curso, é a ampla aceitação que os nossos fisioterapeutas têm no mercado de trabalho em Portugal e também no estrangeiro.

 

Saídas Profissionais

Quando terminares o curso poderás exercer funções em:

  • Instituições de prestação de cuidados de saúde, públicas e privadas: hospitais; centros de saúde; gabinetes de Fisioterapia; centros de reabilitação; departamentos de saúde ocupacional;
  • Centros de apoio a idosos;
  • Escolas de ensino especial;
  • Clubes desportivos;
  • Instituições de ensino;
  • Apoio domiciliário;
  • Estâncias termais.

Áreas a que te poderás dedicar / especializar:

  • Fisioterapia no desporto;
  • Fisioterapia na criança;
  • Fisioterapia no idoso;
  • Fisioterapia nas doenças crónicas;
  • Fisioterapia nas doenças degenerativas / incapacitantes.