Fisiologia Clínica

Download da Brochura

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
CESPU | ESSVA
ID:
LC
CREDITOS:
240

Instituições de Ensino:

Endereço

Rua José António Vidal, 81 4760-409 Vila Nova de Famalicão | Portugal   Ver mapa

Categorias

Licenciatura

Apresentação do Curso

O Licenciado em Fisiologia Clínica é qualificado para o exercício profissional independente e autónomo, correspondente ao conteúdo funcional das atuais profissões de Técnico de Cardiopneumologia e de Técnico de Neurofisiologia.

O Licenciado em Fisiologia Clínica exerce funções autónomas, inseridas em equipas multidisciplinares, em áreas que vão desde o estudo morfofuncional e fisiopatológico do coração, vasos e pulmões, ao registo da atividade bioelétrica do sistema nervoso central e periférico.

O grau de Licenciado em Fisiologia Clínica proporciona conhecimentos, competências e aptidões necessárias para o exercício profissional, segundo a Legislação Portuguesa, mantendo e/ou reforçando as suas funções, atribuições e responsabilidades.

O Licenciado em Fisiologia Clínica deve adquirir conhecimentos relevantes para a prática profissional no contexto fisiológico e fisiopatológico de anatomia, fisiologia e fisiopatologia humanas e em particular, dos sistemas cardiovascular, respiratório e neurológico; ciências biológicas, matemáticas, químicas e físicas que suportam a prática da profissão. Devem também adquirir conhecimentos de tecnologia e instrumentação clínica e experimental adequada aos processos da sua prática profissional bem como normas de controlo de qualidade e segurança dos equipamentos e instalações clinicas.

O Licenciado em Fisiologia Clínica deve demonstrar aptidões avançadas e preparação técnica que revelem a mestria e inovação necessárias à resolução de problemas complexos nas áreas de intervenção: Estudos cardiovasculares, de função respiratória, de função vascular, neurofisiológicos, do sono, perfusão cérebro e cardiovascular e outras áreas de estudos funcionais do foro gastroenterológico e nefrológico. Deve ainda ter aptidão para identificar e diagnosticar os processos fisiopatológicos da sua área e os decorrentes de ações terapêuticas, conhecendo os princípios destas, educar para a saúde, gerir a atividade e os recursos com eficácia, segurança e eficiência técnica, utilizar meios de informação em saúde, supervisionar procedimentos técnicos e científicos, identificar anomalias e adotar procedimentos corretivos adequados, tomar decisões e participar nas decisões colegiais.

O Licenciado em Fisiologia Clínica deve apresentar como competências o respeito pelos direitos, dignidade e autonomia dos utentes, cumprindo os códigos de conduta e normas regulamentares, deve apresentar a capacidade de comunicação adequada e de boa integração em equipas multidisciplinares, deve assegurar a qualidade e segurança inerentes à sua intervenção, conhecer os limites da sua prática profissional, atualizar-se científica e tecnicamente, com espirito critico, devendo criar, estabelecer e desenvolver investigação científica com as ferramentas adequadas exercendo a sua profissão com isenção.

 

Saídas Profissionais

Os Licenciados em Fisiologia Clínica podem exercer a sua profissão em unidades hospitalares do setor público ou privado, em centros ou institutos de diagnóstico e terapêutica, centros de saúde, clínicas médicas, centros de medicina desportiva , ginásios e clubes desportivos, empresas de equipamentos hospitalares (nos setores de marketing e vendas), unidades de emergência médica, companhias de seguro ou desenvolver atividade de investigação.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Comprometemo-nos em não utilizar os seus dados de contato para enviar qualquer tipo de SPAM. Caso pretenda alterar ou excluir os seus dados envie um e-mail para protecaodados@eduportugal.eu

Outros Links

EduPortugal

Portal online, mantido por Instituições de Ensino Portuguesas, que auxilia os brasileiros interessados em estudar graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado em Portugal. Fornecemos suporte online para que você se sinta seguro e tranquilo durante todo o processo de candidatura até a sua estadia em Portugal.

Contato

Email: info@eduportugal.eu
Telefone/WhatsApp: +351 912 862 909
Messenger Facebook