Instituições de Ensino:
Objetivos
O Mestrado em Física visa dar formação avançada e desenvolver a capacidade de investigação científica em Física. A oferta formativa está organizada em três áreas de especialização: Astrofísica e Cosmologia, Física Nuclear e Partículas, Física Estatística e Matéria Condensada. O plano de estudos inclui um número significativo de disciplinas de opção o que permite construir diferentes perfis de formação de acordo com os interesses dos alunos. O trabalho de investigação conducente à dissertação constitui uma parte muito importante da formação, contando com um conjunto de professores e investigadores disponíveis para orientar dissertações em temas muito diversos. O Departamento de Física tem uma vasta experiência de ensino pós-graduado e investigação científica reconhecida internacionalmente.
Os Mestres em Física estão preparados para trabalhar em investigação e desenvolvimento nas fronteiras da ciência e da tecnologia, realizando um doutoramento em física ou outras áreas afins. Estão também preparados para concorrer num mercado de trabalho cada vez mais diverso fora da academia. A formação em Física é suficientemente versátil e sofisticada, envolvendo a utilização de meios computacionais e de equipamentos muito diversos, e promovendo o desenvolvimento de competências de análise e de conceção, para constituir um bom ponto de partida para muitas profissões. Os físicos são cada vez mais procurados pelo setor económico-financeiro.
Áreas de Especialização:
- Astrofísica e Cosmologia;
- Física Estatística e Matéria Condensada;
- Física Nuclear e Partículas.
Saídas Profissionais
Investigação em física e astronomia. Modelação e simulação de sistemas complexos em física e noutros domínios. Desenvolvimento de novos materiais e processos. Desenvolvimento de instrumentação e software. Desenvolvimento de técnicas avançadas de caracterização e medida e de tecnologias de base física.
Empresas de comércio, consultoria, serviços e indústria | Entidades de regulação e acreditação | Organizações internacionais de ciência e tecnologia | Instituições de ensino superior e de investigação.