Instituições de Ensino:
Objetivos
Existe actualmente um decréscimo na formação de investigadores necessários às indústrias de alta tecnologia. De facto, apesar de haver trabalho para este tipo de investigadores as empresas não conseguem encontrar estes técnicos. Na melhor das hipóteses conseguem recrutar, com dificuldade, alguns fora do espaço europeu.
Esta realidade é bem conhecida do DF da UMa por via dos contactos que tem com empresas ligadas às indústrias de alta tecnologia. O Programa de Doutoramento em Física tem como objectivo fundamental contribuir para a formação de investigadores altamente qualificados e com competência para realizar projectos de investigação com autonomia quer na vertente universitária quer noutros sectores de actividade económica, nomeadamente o sector empresarial ligado às indústrias de alta tecnologia.
O grau de doutor é conferido aos que demonstrem:
a) Capacidade de compreensão sistemática num domínio científico de estudo;
b) Competências, aptidões e métodos de investigação associados a um domínio científico;
c) Capacidade para conceber, projectar, adaptar e realizar uma investigação significativa respeitando as exigências impostas pelos padrões de qualidade e integridade académicas;
d) Ter realizado um conjunto significativo de trabalhos de investigação original que tenha contribuído para o alargamento das fronteiras do conhecimento, parte do qual mereça a divulgação nacional ou internacional em publicações com comité de selecção;
e) Ser capazes de analisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias novas e complexas;
f) Ser capazes de comunicar com os seus pares, a restante comunidade académica e a sociedade em geral sobre a área em que são especializados;
g) Ser capazes de, numa sociedade baseada no conhecimento, promover, em contexto académico e ou profissional, o progresso tecnológico, social ou cultural.
Considera-se que a monitorização regular da actividade de investigação durante o período de elaboração da tese, através de um Grupo de Acompanhamento do Doutorando que inclui o orientador e, caso exista, o co-orientador, será um garante da qualidade dos trabalhos científicos desenvolvidos.
A inclusão de um primeiro ano curricular no Programa de Doutoramento, o qual confere um Diploma de Estudos Avançados (DEA) aos participantes, atribui grande flexibilidade ao programa no que concerne à diversidade do público alvo (candidatos com grau de mestre ou equivalente legal). Este facto permite que aqueles que estejam interessados em desenvolver as capacidades de Investigação e Desenvolvimento (I&D) para aplicar em diferentes sectores de actividade, fora do meio académico, possam frequentar apenas o ano curricular sem a necessidade de seguir obrigatoriamente para a segunda fase correspondente à elaboração de uma tese original conducente à obtenção do grau de Doutor.
A apresentação do Programa Doutoral em cada uma das edições será feita tendo o cuidado de divulgar o elenco de unidades curriculares com funcionamento previsto. De ano para ano poderão ocorrer variações nos seus conteúdos, em consonância com as dinâmicas envolventes.