Estudos Urbanos

Download da Brochura

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
NOVA FCSH
ID:
ME
CREDITOS:
120

Instituições de Ensino:

Endereço

Avenida de Berna, 26-C / 1069-061 Lisboa   Ver mapa

Categorias

Mestrado

Apresentação do Curso

O Mestrado em Estudos Urbanos resulta de uma parceria entre a NOVA FCSH e o ISCTE-IUL, conferindo duplo grau. É apoiado por Unidades de Investigação de ambas as instituições.

Pretende fornecer competências de análise das dinâmicas de mudança socioeconómica e urbana, de compreensão da complexidade e diversidade sociocultural e de estilos de vida na cidade, bem como fomentar o domínio dos instrumentos de planeamento e gestão urbana. Permitirá, assim, a capacidade de entendimento e análise das problemáticas urbanas e de desenvolvimento de estratégias de intervenção, informadas e em equipas multidisciplinares.

Este Mestrado está direcionado tanto para alunos com interesse na área dos Estudos Urbanos que terminaram o primeiro ciclo, como para técnicos e decisores cuja prática profissional se relacione com a intervenção em contexto urbanos.

A área científica dominante é a dos Estudos Urbanos, mas estando ancorado numa abordagem multidisciplinar, este mestrado conta com um leque muito diversificado de Unidades Curriculares opcionais nas áreas da Sociologia, Geografia, Arquitetura e Urbanismo, Economia Política, História e Antropologia.

 

Objetivos

  • Fornecer um aparelho teórico-metodológico de análise das novas dinâmicas de mudança socioeconómica e urbana e das novas formas espaciais delas decorrentes;
  • Desenvolver a capacidade de compreensão da atual complexidade e diversidade sociocultural e de estilos de vida; fomentar o domínio dos instrumentos de planeamento e gestão que permitam acrescentar eficácia e inovação às políticas urbanas
  • Pretende-se ainda que os alunos adquiram competências reflexivas e operativas aos seguintes níveis:
    • Capacidade de interpretar e utilizar conceitos e metodologias de análise sobre as novas dinâmicas de mudança socioeconómica e urbana e de problematizar a complexidade dos territórios urbanos da contemporaneidade.
    • Capacidade de construir projetos originais de pesquisa científica, bem como de criação e aplicação de instrumentos diversificados de intervenção nos contextos urbanos.
    • Capacidade de comunicar informação, perspetivas, problemas e soluções, tanto entre especialistas como face à diversidade de atores envolvidos.
    • Capacidade de desenhar e executar diagnósticos, planos e projetos de intervenção cientificamente informados e baseados numa abordagem multidisciplinar.
    • Capacidade de processar de forma crítica o conhecimento técnico-científico da área dos estudos urbanos, permitindo a transição para um 3º ciclo de estudos universitários e a formação continuada ao longo da vida