Estudos sobre as Mulheres. As Mulheres na Sociedade e na Cultura

Download da Brochura

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
NOVA FCSH
ID:
ME
CREDITOS:
120

Instituições de Ensino:

Endereço

Avenida de Berna, 26-C / 1069-061 Lisboa   Ver mapa

Categorias

Mestrado

Apresentação do Curso

Os estudos sobre as mulheres e sobre o género adquiriram uma importância crescente nas três últimas décadas, construindo uma autonomia a nível epistemológico, teórico e metodológico. A investigação sobre o género tem permitido formular novas questões que só podem ser integralmente respondidas fazendo apelo à contribuição de todas as áreas científicas tradicionais.

O mestrado tem como principal finalidade a aquisição de conhecimento aprofundado e de capacidade de investigação na área de Estudos sobre a Mulher e de Estudos de Género.

Os conhecimentos adquiridos têm como objetivo desenvolver competências que capacitem para a investigação e a intervenção cívica, em resposta a necessidades sociais, sempre em uma perspetiva multidisciplinar, criando um espaço de diálogo entre vários campos do saber, correspondendo assim à vocação interdisciplinar da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, o que é reforçado pela formação pelas diferentes formações científicas do seu corpo docente.

O mestrado permite a articulação entre o conhecimento universitário e as organizações com intervenção nas problemáticas sociais relativas aos Estudos sobre as Mulheres e de Estudos sobre o Género. Possibilita o prosseguimento de formação avançada para a investigação, designadamente de nível doutoral, assim como a inserção e desenvolvimento profissional em organizações e instituições nacionais e internacionais.https://eduportugal.eu/wp-admin/media-upload.php?post_id=8161&type=image&TB_iframe=1

Tendo em vista as recomendações da União Europeia e das organizações internacionais e nacionais, pretende-se também desenvolver conteúdos e competências que permitam às/aos formandas/os sensibilizar as instituições públicas e privadas, bem como as empresas, a promover uma política de igualdade de género.

O mestrado conta com o apoio dos centros de investigação dos seus docentes, em particular do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA), nomeadamente no que diz respeito à violência de género e ao estudo sobre as mulheres (linha de investigação Faces de Eva).