Estudos Europeus e Relações Internacionais

Download da Brochura

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
Lusófona | Lisboa
ID:
LC
CREDITOS:
180

Instituições de Ensino:

Endereço

Campo Grande, 376 1749-024 Lisboa - Portugal   Ver mapa

Categorias

Licenciatura

Apresentação do Curso

O curso de licenciatura em Estudos Europeus e Relações Internacionais da Universidade Lusófona representa uma oferta formativa só proposta pela Universidade Lusófona de Lisboa com propósitos de originalidade nos conteúdos e no caráter interdisciplinar, pretendendo aproximar-se do «mainstream europeu». Tem como objetivo desenvolver o espírito crítico, aposta na originalidade dos conteúdos, na interdisciplinaridade, em metodologias inovadoras e num diálogo pedagógico personalizado. As áreas científicas predominantes são Estudos Europeus e Relações Internacionais, coadjuvadas por unidades curriculares das áreas do Direito, Economia, Gestão, Ciência Política e Ciências Sociais. Os alunos poderão optar pelo Estudo das Línguas Inglesa ou Francesa. O curso aposta também na internacionalização dos discentes, principalmente no domínio do programa Erasmus, procurando criar condições institucionais para que o intercâmbio universitário possa ser operacionalizado com sucesso. Funciona em regime laboral e pós-laboral. Normalmente, os alunos têm um dia da semana sem atividades letivas para realizarem trabalhos de investigação.

 

Objetivos

O curso de licenciatura em Estudos Europeus e Relações Internacionais da Universidade Lusófona tem por objetivos preparar os discentes para responder às exigências suscitadas pela complexidade crescente da vida internacional, pela globalização da economia, pela interdependência dos sistemas políticos, pela transnacionalização dos mercados, pela universalização das comunicações, pela difusão das culturas e pela sociabilização do mundo. Para tal, dota-os de conhecimentos científicos, técnicos e culturais que lhes permitam desempenhar funções em organismos internacionais, em empresas nacionais, multinacionais e transnacionais, em instituições nacionais e regionais, em órgãos do poder autárquico e em instituições educativas. Dota-os também de conhecimentos facilitadores de uma formação humanista abrangente e propiciadora de participações sociais e políticas diversificadas.

 

Saídas Profissionais

O curso de licenciatura em Estudos Europeus e Relações Internacionais da Universidade Lusófona pretende proporcionar especificamente uma formação científica e técnica nos domínios da integração europeia, das relações internacionais e da gestão empresarial que permitam o exercício de funções em organismos públicos – nacionais, regionais e autárquicos, em empresas privadas, nacionais e multi-nacionais, e em organizações internacionais, regionais, multinacionais e não governamentais.
Mais especificamente, o licenciado poderá intervir nos seguintes domínios:
– Técnico em instituições europeias (Conselho de Ministros, Comissão Europeia, Parlamento Europeu, etc);
– Funcionário de uma Organização Internacional (ONU, Conselho da Europa, etc)
– Apoio técnico na administração pública sobre questões europeias e internacionais;
– Colaboração em grupos económicos internacionais;
– Consultadoria governamental, empresarial e autárquica e em organizações não governamentais;
– Concurso à carreira diplomática;
– Banca;
– Comunicação Social;
– Investigação.

 

Valor Anual

Saiba mais sobre o valor das propinas aqui.