Instituições de Ensino:
Objetivos do Curso
Visa-se com esta oferta curricular apoiar a formação de investigadores autônomos e eficazes, imaginativos e rigorosos.
Procura-se atingir esse objectivo fomentando a aquisição de conhecimentos complexos sobre as sociedades contemporâneas. Adopta-se, para o efeito, uma perspectiva interdisciplinar, partindo da história contemporânea, dos estudos europeus, da ciência política, dos estudos artísticos, das ciências da comunicação, das ciências da educação e/ou das ciências da saúde. Salienta-se a relevância dos instrumentos epistemológicos, teóricos e metodológicos para a produção de saber científico ou tecnológico operatório. Promove-se a análise individualizada ou comparativa de fenómenos sociais à escala local/regional, nacional e internacional no curto, médio ou longo prazos.
Os estudantes do Curso de 3º Ciclo em Estudos Contemporâneos ampliarão significativamente o respectivo grau de autonomia enquanto investigadores. Serão capazes de estruturar abordagens interdisciplinares e comparativas relativamente a temáticas micro, meso ou macro. Poderão adquirir competências de identificação e delimitação de objectos de estudo significativos, de selecção de metodologias de trabalho adequadas, de explicitação de conhecimento objectivante. Terão maior capacidade de conceber, aplicar e avaliar soluções tecnológicas que, derivadas de várias áreas do saber, viabilizem a satisfação de necessidades sociais.
Saídas Profissionais
Investigação e consultoria, ensino e formação profissional, coordenação de equipas e de projectos na administração pública ou no sector privado, em termos nacionais e internacionais.
Produção e aplicação de conhecimento científico e tecnológico operatório, de natureza interdisciplinar e comparativa.