Instituições de Ensino:
Endereço
Alameda da Universidade 1600-214 Lisboa Ver mapaCategorias
LicenciaturaApresentação do Curso
Os seis semestres da Licenciatura permitem uma primeira formação e informação, específica e fundamentada em Estudos Asiáticos. Os Estudos Asiáticos são um campo multidisciplinar de ciências sociais e humanas e de línguas asiáticas, vocacionado para o conhecimento das sociedades e culturas asiáticas, no passado e no presente.
Os Estudos Asiáticos são também uma área de conhecimento dos sistemas de relações, internacionais e interculturais, dessas mesmas culturas e sociedades entre si e com culturas e sociedades não asiáticas, tanto no presente como no passado. Sendo um campo multidisciplinar das ciências sociais e humanas acerca da Ásia, estes estudos integram as tradições disciplinares do Orientalismo e das suas variantes geográficas/regionais (Sinologia, Japonologia, Indianologia, Islamologia, etc). Os Estudos Asiáticos implicam também, entre outras, a articulação da Antropologia, Sociologia, História, Geografia, Economia, Ciência Política e o ensino de línguas asiáticas. Isto significa em termos de organização uma estrutura em rede de universidades, centros de investigação, bibliotecas, museus, empresas e outras instituições com ligações à Ásia, tanto à escala nacional como internacional.
Saídas Profissionais
A organização curricular dos programas do Consórcio de Estudos Asiáticos está desenhada para proporcionar uma formação académica e profissionalizante de qualidade, com suporte teórico e prático.
- É desejável que os licenciados, mas sobretudo os mestres e doutores, em Estudos Asiáticos possuam capacidades profissionais para a tradução/interpretação de línguas asiáticas (muito em especial das línguas chinesa, árabe, japonesa).
- Estarão profissionalmente habilitados para desempenhar tarefas no sector do turismo, sobretudo do turismo cultural, aoserviçodevisitantesasiáticosaPortugalouapaíses de Língua Portuguesa, bem como ao serviço de visitantes lusófonos à Ásia.
- Estarão igualmente habilitados a desempenhar funções de secretariado ou publicidade em agência de viagens, museus ou serviços centrais e locais, privados ou públicos, de turismo.
- Podem também, desenvolver actividade profissional nas áreas da comunicação social, das indústrias culturais e das novas tecnologias que impliquem questões asiáticas ou o relacionamento com governos, instituições e empresas asiáticas.