Estudos Africanos

ISCSPLogo eduportugal

COMEÇO:
setembro
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
ISCSP
ID:
ME
CREDITOS:
120

Instituições de Ensino:

Endereço

RUA ALMERINDO LESSA - 1300-663 LISBOA   Ver mapa

Categorias

Mestrado

Apresentação

Este novo século, marca uma verdadeira terceira grande vaga de interesse pela região africana. Muito, no entanto, dependerá da forma como África – ela própria, e não as potências externas – puder ou desejar reconhecer a sua participação e relevância no sistema internacional.

As grandes questões que desafiam o continente, sejam elas a diplomacia económica, as mudanças climáticas, os conflitos, as diásporas ou os movimentos civis internos que suscitam importantes dinâmicas socioculturais e até políticas, consubstanciam-se presentemente em importantes e não negligenciáveis objetos de estudo e análise.

O mestrado em Estudos Africanos do ISCSP, atento à mudança de paradigma, alicerça a formação que fornece, em múltiplas áreas do conhecimento, propondo-se desse modo dotar os seus estudantes de competências de pesquisa e análise crítica, que os tornarão profissionais habilitados com conhecimentos sobre a diversidade e complexidade das experiências e realidades africanas e comprometidos com as boas práticas de diálogo e cooperação.

O mestrado é composto por uma equipa de docentes com experiências e percursos formativos diferentes, com projetos e parcerias firmadas com colegas e instituições em terrenos africanos, um cruzamento de conhecimentos e colaborações que sustenta a visão e abordagens inovadoras que se espelham nos programas do curso.

 

Objetivos do curso

São objetivos do MEA:

  • Valorizar os estudos africanos e defender o seu interesse em termos de oferta educativa;
  • Sublinhar que as Ciências Sociais e Políticas são uma plataforma de observação valiosíssima no que concerne ao exame e análises integradoras sobre a diversidade das matérias que importam no circuito das questões internacionais, políticas, socioculturais e económicas, em matérias sobre África;
  • Dotar os estudantes de sólidos conhecimentos sobre a complexidade das realidades africanas e de competências de pesquisa e análise crítica, que os tornarão profissionais competentes e empenhados.