Instituições de Ensino:
Objetivos
Dar aos alunos formação de nível avançado nas áreas da Estatística e Investigação Operacional, através do aprofundamento de conhecimentos de natureza fundamental com técnicas de aplicação, na perspectiva da aplicação a diferentes situações e da ligação a outras áreas científicas e tecnológicas.
Proporcionar uma visão abrangente da Estatística e da Investigação Operacional, na confluência de diversas disciplinas de análise e resolução de problemas, reforçando os aspectos de modelação e representação, e de programação em computador.
Dar ênfase ao estudo de modelos estocásticos dinâmicos e acentuar a dualidade e complementaridade das abordagens analítica e numérica. Introduzir alguns modelos e técnicas de planeamento e análise.
Apresentar princípios e métodos básicos relevantes para a decisão económica e a monitorização ou controle de processos – em especial, regras de decisão optimal baseadas em previsões para resolução de problemas.
Áreas de Especialização:
. Estatística;
. Estatística e Investigação Operacional;
. Investigação Operacional.
Saídas Profissionais
Análise, modelação e resolução de problemas estratégicos ou operacionais, em contextos variados e multidisciplinares. Quantificação da incerteza, avaliação de riscos face às decisões possíveis e otimização de regras de decisão através de metodologias e técnicas estatísticas e/ou de investigação operacional, incluindo a análise correta de todas as implicações da informação gerada.
Empresas do sector da banca e seguros, consultoria, transporte, planeamento e outras que visem a análise de dados e acontecimentos, para caracterizar fenómenos ou apoiar decisões | Instituições hospitalares | Instituições públicas.