Instituições de Ensino:
Apresentação do Curso
Este ciclo de estudos forma Mestres em Engenharia Química e Biológica, acreditado pela A3ES (Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior) e pela ordem dos engenheiros com o certificado EURACE. O Mestre em Engenharia Química e Biológica tem uma formação avançada em engenharia de processos químicos e biológicos, alavancada na investigação científica de vanguarda do seu corpo docente, bem como na proximidade com as indústrias nacionais e internacionais nas áreas de energia, ambiente, materiais e (bio)farmacêutica. Alia uma formação de banda larga, com elevada empregabilidade, aos desafios tecnológicos do futuro na área da sustentablidade, abrindo ainda portas a uma carreira nacional e internacional nas áreas de inovação e desenvolvimento de processos e produtos. O ciclo de estudos está integrado numa rede europeia de escolas de engenharia através do programa ERASMUS+ permitindo aos seus alunos uma experiência de formação em rede à escala europeia.
Porquê ENGENHARIA QUÍMICA E BIOLÓGICA?
O Mestrado em Engenharia Química e Biológica da NOVA aprofunda a formação nas matérias integradoras de desenvolvimento, projecto, optimização e digitalização de processos químicos e biológicos com forte implementação industrial. A transição para uma economia sustentável motiva uma implementação industrial crescente de processos de cariz biotecnológico. Desta forma, uma formação híbrida integrada em processos químicos e biológicos apresenta-se como muito vantajosa para dar resposta aos enormes desafios da transição tecnológica para uma economia descarbonizada e sustentável. Por outro lado, o Mestre em Engenharia Química e Biológica da NOVA tem a oportunidade de se iniciar no mundo da investigação científica com o projecto de dissertação de mestrado, integrado em dois centros de investigação de excelência (LAQV e UCIBIO), em redes nacionais e internacionais de I&D, em contexto académico ou empresarial.
Saídas Profissionais
A profissão de Engenharia Química e Biológica goza de enorme prestígio a nivel mundial num contexto de empregabilidade próxima da plenitude. Os Engenheiros Químicos e Biológicos estão na base do desenvolvimento das tecnologias relacionadas com a qualidade da água e do ar, os materiais, a energia, a saúde, a alimentação e muitos outros. A profissão de Engenheiro Químico e Biológico é de tal forma diversificada que penetra em praticamente todos os setores industriais e de serviços. Alguns exemplos são:
Energia: refinação petroquímica, biorefinação e biocombustíveis, desenvolvimento e produção de painéis solares eficientes, baterias e células de combustível para automóveis, Indústria do hidrogénio, etc
Materiais: polímeros e biopolímeros sustentáveis, plásticos e bioplásticos biodegradáveis, indústia dos cimentos, tintas, colas e vernizes, materias isolantes térmicos e acústicos, etc
Saúde: Indústria farmacêutica e biofarmacêutica, focando-se na produção em larga escala de fármacos (princípio activo de base química sintética) e biofármacos (princípio activo de base biológica, por exemplo vacinas).
Ambiente: captação e tratamento de água potável; tratamento e valorização de águas residuais, sequestração de CO2 para mitigar o aquecimento global, eliminação de fontes de poluição, etc.
Para além duma carreira de carácter tecnológico, os Engenheiros Químicos e Biológicos têm uma forte tradição na gestão de empresas, na inovação e na criação de novos negócios. Alavancada numa forte tradição, a profissão de Engenharia Química e Biológica está na linha da frente dos desafios para a sustentabilidade, no desenvolvimento e produção das fontes de energia limpa, nos materias biodegradáveis e sustentáveis, nos processos de reciclagem de subprodutos e desperdícos, na qualidade do ar e controlo do aquecimento global, na disponibilização e universalização de fármacos à escala planetária a um custo acessível. Em suma, uma profissão prestigiada, altamente compensadora e na linha da frente dos grandes desafios do futuro.