Instituições de Ensino:
Endereço
Convento de Sto. António. 6201-001 Covilhã Ver mapaCategorias
LicenciaturaObjetivos gerais
Formação em engenharia mecânica com enfoque na análise computacional de sistemas e processos envolvendo materiais sólidos ou fluidos. A indústria portuguesa apresentou nos últimos anos uma grande evolução através da atualização tecnológica e da sofisticação no desenvolvimento de ferramentas computacionais para a conceção e fabrico de produtos. Esta evolução tem determinado a necessidade de quadros superiores com formação mais especializada em cada fase do setor industrial. Surge, assim a necessidade da formação superior de Engenheiros Mecânicos com conhecimento alargado de ferramentas computacionais nas diferentes fases do processo de conceção, projeto, produção, nomeadamente desenho e programação, dimensionamento mecânico computacional, envolvendo a mecânica estática, dinâmica, termodinâmica e a mecânica dos fluidos. Além disso, pretende-se, também, formar indivíduos com qualificações suficientes para o acesso ao 2º ciclo de estudos em Engenharia Mecânica ou curso afim.
Saídas Profissionais
A evolução tecnológica segue novos padrões de produção e conceção de produtos e sistemas. A introdução de um reforço na componente computacional permite alinhar a formação em engenharia mecânica com os novos paradigmas da indústria 4.0 e dos digital twins (estes últimos enquanto suporte à conceção e produção).
O Licenciado em Engenharia Mecânica Computacional pela Universidade da Beira Interior têm excelentes perspetivas de carreira. Fruto da formação diferenciada na área da mecânica recorrendo a recursos computacionais que caracteriza o curso, os licenciados em Engenharia Mecânica Computacional podem atuar em diferentes áreas com conhecimento alargado de ferramentas computacionais nas diferentes fases do processo de conceção, projeto, produção, nomeadamente desenho e programação, dimensionamento mecânico computacional, envolvendo a mecânica estática, dinâmica, termodinâmica e a mecânica dos fluidos.