Instituições de Ensino:
Apresentação do Curso
O novo Mestrado em Engenharia Mecânica (MEMc) da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA terá a sua 1ª edição no ano letivo de 2021-2022 e resulta da desintegração do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica, que funcionou desde 2008, e formou, desde então, mais de 600 Mestres em Engenharia Mecânica.
Com um corpo docente experiente e qualificado, o MEMc, à semelhança do anterior Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica, é um curso de banda larga e espera-se que, por esse motivo, continue a apresentar elevados níveis de empregabilidade e a ter uma excelente recetividade por parte das empresas e empregadores.
O Mestrado em Engenharia Mecânica possibilita o exercício competente da profissão de Engenheiro Mecânico, em Portugal ou no estrangeiro. As Unidades Curriculares do curso incluem, a par com a Engenharia Mecânica, a lecionação de matérias de Engenharia e Gestão Industrial, de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, de Investigação Operacional e de Métodos Numéricos para a Engenharia.
Objetivos
O Mestrado em Engenharia Mecânica da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA tem como objetivo principal formar Engenheiros aptos a investigar, conceber, projetar, otimizar, automatizar, fabricar, implementar, operar, manter e gerir diversos sistemas mecânicos e eletromecânicos, complexos e de alto valor acrescentado, em ambientes de colaboração multidisciplinar, num mundo VICA (volátil, incerto, complexo e ambíguo).
Paralelamente, é um mestrado que permite aos alunos:
-
desenvolver aptidões para projetar e gerir sistemas complexos;
-
caracterizar necessidades de mercado, defini-las, e deduzir um processo de conceção, projeto, fabrico e comercialização de produto;
-
elaborar planos de negócios para desenvolver uma ideia empreendedora;
-
adquirir competências para desenvolver pensamento crítico e estruturado que permita abordar problemas da sociedade e formular propostas de solução;
-
desenvolver competências para o prosseguimento de estudos de Doutoramento em qualquer universidade.
Saídas Profissionais
A transversalidade e o caráter de banda larga da formação ministrada no Mestrado em Engenharia Mecânica conduzem à diversificação das saídas profissionais que lhe estão associadas. Simultaneamente, a computação e as tecnologias de informação nos domínios da Engenharia Mecânica têm aberto perspetivas de atividades profissionais muito aliciantes, nomeadamente na digitalização da conceção, do projeto e da produção; na automatização industrial e robótica; ou na simulação de sistemas.
Deste modo, o MEMc proporciona uma formação adequada para o desempenho de atividades nos seguintes domínios:
- projeto de máquinas e de equipamento diverso;
- tecnologia industrial e de produção;
- termodinâmica e aerodinâmica;
- mecânica estrutural;
- equipamento hidráulico e pneumático;
- gestão de recursos energéticos;
- consultoria em engenharia;
- ensino e investigação;
- gestão e manutenção na área das diversas indústrias e serviços.