Instituições de Ensino:
Endereço
ISEL - Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Rua Conselheiro Emídio Navarro, 1 1959-007 Lisboa Ver mapaCategorias
LicenciaturaObjetivos
A convergência entre a informática, as redes de computadores e as telecomunicações fixas e móveis, traduzida, por exemplo, nas plataformas computacionais em nuvem, abriu novas necessidades do mercado, não satisfeitas por cursos clássicos de informática ou de telecomunicações.
A LEIRT pretende formar profissionais de engenharia capazes de responder aos desafios colocados pelo mercado de trabalho nas áreas da informática aplicada às redes e telecomunicações, do desenvolvimento de aplicações ao projeto, instalação e gestão de infraestruturas e serviços.
São objetivos do ciclo de estudos:
- Conferir sólida formação de base em matemática relevante na área.
- Fornecer sólida formação de base nas diversas áreas formativas do ciclo de estudos.
- Conferir experiência prática, através de trabalho de laboratório nas UC das diversas áreas formativas e desenvolver capacidade de projeto.
- Desenvolver competências de trabalho escolar crítico e independente.
- A convergência entre as áreas da informática, das redes e das telecomunicações, traduzida, por exemplo, nas plataformas computacionais em nuvem, abriu novas necessidades do mercado, não satisfeitas por cursos clássicos de informática ou de telecomunicações.
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências) a desenvolver pelos estudantes
Consideram-se como principais objetivos de aprendizagem:
- Adquirir os conhecimentos de matemáticos necessários à engenharia informática aplicada às redes e às telecomunicações.
- Compreender conceitos fundamentais de informática, incluindo hardware e organização de computadores, linguagens e paradigmas da programação, algoritmos e estruturas de dados, sistemas operativos e sistemas de informação, das telecomunicações e das redes de computadores.
- Obter competências teórico-práticas para analisar, projetar, desenvolver, testar e manter sistemas informáticos e de telecomunicações, selecionando as ferramentas e técnicas adequadas.
- Desenvolver sistemas rádio definidos por software.
- Compreender e utilizar os modelos de programação em nuvem e as infraestruturas de software que suportam a alocação dinâmica de recursos e o processamento de dados em larga escala.
- Trabalhar em equipa e de modo autónomo, elaborando documentação técnica, gerindo recursos e cumprindo prazos.