Engenharia Informática e Multimédia

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COMEÇO:
setembro
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
ISEL
ID:
LC
CREDITOS:
180

Instituições de Ensino:

Endereço

Rua do Quelhas 6, 1200-781 Lisboa, Portugal   Ver mapa

Categorias

Licenciatura

Apresentação do Curso

O actual mundo tecnológico que sustenta o nosso dia-a-dia é o resultado da convergência entre as telecomunicações (transmitir informação à distância) e a informática (representar e processar informação). O suporte digital fornece a base desta convergência ao permitir representar, transmitir e processar informação multimédia.

Estamos hoje imersos no espaço de uma imensa “Rede Global Multimédia” onde a mobilidade, a interactividade e a ubiquidade no acesso a conteúdos multimédia é cada vez mais uma certeza. Mas o que é necessário para compreender este espaço de modo a conseguir contribuir para a sua expansão?

A Licenciatura em Engenharia Informática e Multimédia oferece, nesta área, uma formação em seis semestres (três anos), sendo privilegiada uma sólida formação em ciências de base, nomeadamente em Matemática e Ciências da Computação, apostando-se na leccionação da formação de base em estreita articulação com as áreas de especialidade do curso que são: os sistemas informáticos, as redes de computadores, os ambientes multimédia interactivos, a inteligência computacional e os sistemas de processamento multimédia. No último semestre, é oferecida uma unidade curricular de Projecto, vocacionada para a realização de trabalho prático multidisciplinar, onde se avalia a capacidade para planear e desenvolver projecto, de forma autónoma e criativa, integrando competências adquiridas ao longo do curso.

 

Objetivos do curso

É objetivo do ciclo de estudos que o aluno fique habilitado a ingressar no mercado de trabalho com as seguintes competências:

  • Conceber e desenvolver software utilizando métodos atuais de modelação e projeto;
  • Desenvolver interfaces gráficas, interativas, para a web ou DVD, integrando conteúdos de texto, de imagem, de áudio, de vídeo e de animação gráfica;
  • Conhecer e utilizar de forma efetiva os vários tipos de conteúdos em projetos multimédia;
  • Conhecer e aplicar as principais normas utilizadas na indústria multimédia;
  • Construir redes locais de débito elevado;
  • Planear estruturas de encaminhamento de tráfego IP em redes locais e na Internet;
  • Conhecer e aplicar as diferentes formas de fornecer qualidade de serviço a aplicações;
  • Ter capacidade para trabalhar individualmente ou como elemento duma equipa;
  • Ter capacidade de se adaptar a mudanças tecnológicas de forma autónoma;
  • Ter capacidade de comunicar eficazmente de forma oral e escrita.