Instituições de Ensino:
Endereço
Rua do Quelhas 6, 1200-781 Lisboa, Portugal Ver mapaCategorias
LicenciaturaApresentação do Curso
O actual mundo tecnológico que sustenta o nosso dia-a-dia é o resultado da convergência entre as telecomunicações (transmitir informação à distância) e a informática (representar e processar informação). O suporte digital fornece a base desta convergência ao permitir representar, transmitir e processar informação multimédia.
Estamos hoje imersos no espaço de uma imensa “Rede Global Multimédia” onde a mobilidade, a interactividade e a ubiquidade no acesso a conteúdos multimédia é cada vez mais uma certeza. Mas o que é necessário para compreender este espaço de modo a conseguir contribuir para a sua expansão?
A Licenciatura em Engenharia Informática e Multimédia oferece, nesta área, uma formação em seis semestres (três anos), sendo privilegiada uma sólida formação em ciências de base, nomeadamente em Matemática e Ciências da Computação, apostando-se na leccionação da formação de base em estreita articulação com as áreas de especialidade do curso que são: os sistemas informáticos, as redes de computadores, os ambientes multimédia interactivos, a inteligência computacional e os sistemas de processamento multimédia. No último semestre, é oferecida uma unidade curricular de Projecto, vocacionada para a realização de trabalho prático multidisciplinar, onde se avalia a capacidade para planear e desenvolver projecto, de forma autónoma e criativa, integrando competências adquiridas ao longo do curso.
Objetivos do curso
É objetivo do ciclo de estudos que o aluno fique habilitado a ingressar no mercado de trabalho com as seguintes competências:
- Conceber e desenvolver software utilizando métodos atuais de modelação e projeto;
- Desenvolver interfaces gráficas, interativas, para a web ou DVD, integrando conteúdos de texto, de imagem, de áudio, de vídeo e de animação gráfica;
- Conhecer e utilizar de forma efetiva os vários tipos de conteúdos em projetos multimédia;
- Conhecer e aplicar as principais normas utilizadas na indústria multimédia;
- Construir redes locais de débito elevado;
- Planear estruturas de encaminhamento de tráfego IP em redes locais e na Internet;
- Conhecer e aplicar as diferentes formas de fornecer qualidade de serviço a aplicações;
- Ter capacidade para trabalhar individualmente ou como elemento duma equipa;
- Ter capacidade de se adaptar a mudanças tecnológicas de forma autónoma;
- Ter capacidade de comunicar eficazmente de forma oral e escrita.