Instituições de Ensino:
Endereço
Rua Dr. António Bernardino de Almeida, 541 Ver mapaCategorias
LicenciaturaApresentação do Curso
Numa era de explosão massiva de dados, crescente capacidade computacional e de desafios criados pela digitalização das organizações e dos negócios, existe uma grande procura de profissionais na área da Informática e, consequentemente, a necessidade de formação de estudantes com esse perfil de competências.
A licenciatura em Engenharia Informática oferece um programa interdisciplinar e posiciona-se como uma contribuição formativa importante para o desenvolvimento organizacional e social. Trata-se de um ciclo de estudos intrinsecamente associado às necessidades colocadas pelo crescimento económico contemporâneo e às transformações estruturais em que este se apoia, formando profissionais com os conhecimentos e competências para endereçar os requisitos de inovação e de desenvolvimento tecnológico associados.
Neste ciclo de estudos, assegurado por um corpo docente qualificado que abrange plenamente as diversas áreas de intervenção, é oferecido um currículo inovador, com o desenvolvimento de competências transversais, privilegiando o trabalho em grupo, e criando oportunidades de formação e investigação em colaboração com empresas e investigadores. O plano do curso inclui um estágio curricular, beneficiando de uma rede alargada de empresas e instituições parceiras do departamento e promovendo a integração dos estudantes no mercado de trabalho.
Objetivos
A Licenciatura em Engenharia Informática procura concretizar, como objetivo principal, uma formação sólida, por um lado, em áreas estruturantes e, por outro lado, em temáticas específicas de Engenharia Informática. Complementarmente pretendem-se desenvolver competências que permitam o prosseguimento, quer para a prática profissional, quer para a continuação da formação no 2º ciclo. São valorizadas capacidades e atitudes pessoais necessárias ao exercício da profissão, nomeadamente o espírito científico e a criatividade, sentido crítico e de responsabilidade, assim como, a capacidade de aprender autonomamente, a capacidade para interagir e trabalhar em grupo e em equipas interdisciplinares, capacidade de auto adaptação e a capacidade de comunicação.
Destacam-se os seguintes objetivos de aprendizagem a desenvolver pelos estudantes:
- Ter capacidade de abstração e saber expressar o raciocínio lógico para resolução de problemas;
- Identificar, avaliar e selecionar soluções tecnológicas. alinhadas com as necessidades organizacionais;
- Utilizar metodologias. de desenvolvimento de software em projetos de pequena e larga escala;
- Escrever programas bem estruturados, robustos, eficientes e documentados;
- Utilizar modelos e abstrações na conceção, implementação e utilização de sistemas computacionais e de informação, acompanhando as tendências tecnológicas;
- Compreender os aspetos fundamentais em arquiteturas de computadores e sistemas operativos e a sua importância no desenvolvimento e execução de aplicações informáticas;
- Aplicar conhecimento das áreas de Estatística e Matemática em problemas da área da Informática;
- Planear sistemas complexos e distribuídos;
- Aplicar técnicas de avaliação e gestão de qualidade em projetos de Engenharia Informática;
- Desenvolver competências comportamentais ao nível pessoal, interpessoal e de comunicação, bem como saber trabalhar em equipas multidisciplinares;
- Desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de emitir juízos de valor.
Saídas Profissionais
Os estudantes, após a conclusão da licenciatura em Engenharia Informática, terão, entre outras, as seguintes saídas profissionais:
- Analista Programador de Sistemas e Aplicações
- Especialista em gestão de Tecnologias de Informação
- Gestor de Projetos Informáticos
- Consultor em Informática
- Investigação ou desenvolvimento tecnológico