Instituições de Ensino:
Objetivos do Curso
O MEI segue as últimas recomendações curriculares da Association for Computer Machinery (ACM) e do Institute for Electrical and Electronic Engineers (IEEE), adaptando-as às características próprias dos candidatos nacionais, às lógicas da mobilidade pretendida no Espaço Europeu de Ensino Superior e às recomendações recolhidas junto de um painel alargado (em particular EDP, PT-SI, PT-Inovação, Deloitte, PT-SAPO, ISA, Tapestry, Critical Software, WiT Software) de recrutadores nacionais que nos apoiou nesta reformulação. Propõe-se um plano de estudos integrador e que permite explorar sinergias internas e externas, para uma oferta de qualidade, que responda às necessidades do mercado de trabalho (científico e indústria), garanta a continuidade dos alunos que terminem a LEI no DEI, atraia alunos provenientes de outras escolas, confira uma sólida formação que prepare os alunos para o exercício da profissão e possibilite o prosseguimento de estudos ao nível do doutoramento.
Saídas Profissionais
Os cursos do Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra estão fortemente cotados no meio empresarial, como o atesta a situação de pleno emprego dos nossos ex-alunos em prestigiadas empresas nacionais e internacionais. De uma forma geral, os empregadores do DEI são as grandes empresas de software (ex. Novabase, Critical S/W), serviços (ex. Banca, Seguros, Energia), Operadores de Telecomunicações (PT, Vodafone, Optimus e Oni), grandes multinacionais de informática, software houses, grandes empresas fabris (química, celulose e papel, metalomecânica), administração pública, pequenas e médias empresas industriais e de serviços, empresas de projeto e consultoria, ensino universitário e politécnico, institutos e empresas de investigação científica e desenvolvimento tecnológico. O Mestrado em Engenharia Informática tem também por objetivo proporcionar formação avançada das diferentes áreas da computação, permitindo aos alunos vocacionados para uma carreira científica prosseguir os seus estudos num programa doutoral.
Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
O Mestrado em Engenharia Informática (MEI) propõe quatro áreas de especialização de acordo com as últimas recomendações curriculares da Association for Computer Machinery (ACM) e do Institute for Electrical and Electronic Engineers (IEEE): (i) Comunicações, Serviços e Infra-estrtuturas, (ii) Sistemas Inteligentes, (iii) Sistemas de Informação, e (iv) Engenharia de Software.
Propõe-se assim a criação de especializações para dar resposta às necessidades do mercado, tanto a nível da indústria e serviços, como a nível da investigação, ambicionando um impacto internacional a médio prazo.