Instituições de Ensino:
Endereço
Campo Grande, 376 1749-024 Lisboa - Portugal Ver mapaCategorias
LicenciaturaApresentação do Curso
O curso de licenciatura em Engenharia Informática da Universidade Lusófona forma licenciados capazes de assumir posições de destaque em projetos de engenharia informática ou equipas de desenvolvimento e consultadoria, na área da engenharia dos sistemas de informação, assumindo pela sua formação e atitude papéis relevantes na geração de inovação e riqueza. Nesse sentido, os estudantes obtêm as competências adequadas à conceção, realização e manutenção de sistemas informáticos, programação de aplicações e de sistemas, desenho arquiteturas de computação e comunicações, gestão de sistemas de informação e de conhecimento, assim como à compreensão e resolução dos problemas associados.
Objetivos
Os objetivos desta licenciatura são os seguintes:
1. Fornecer um perfil profissional reconhecido no mercado, com fortes competências em Tecnologias de Informação e Comunicação, garantindo um elevado grau de empregabilidade e a possibilidade de prosseguir estudos de 2º ciclo com excelentes perspectivas de sucesso.
2. Garantir um ensino de excelência assente num corpo docente de qualidade, integrando especialistas e doutorados com elevado potencial pedagógico e actividade comprovada em investigação.
3. Dar acesso a estágios e formação em ambiente empresarial no decorrer do percurso académico, em colaboração com empresas líderes de mercado, potenciando níveis de qualificação profissional elevados antes da conclusão do curso.
4. Garantir a realização de Trabalhos Finais de Curso inseridos em projectos inovadores, pelo facto dos muitos dos seus docentes estarem agregados a Centros de Investigação reconhecidos, participar em projectos de I&D e desenvolver parcerias com o meio empresarial.
5. Desenvolver o espírito empreendedor dos alunos, através do Centro de Incubação de Empresas PLAY que apoia ideias de jovens empreendedores.
Saídas Profissionais
O curso de licenciatura em Engenharia Informática da Universidade Lusófona pretende formar o perfil profissional do engenheiro de aplicações, caracterizado pela capacidade de participar em grandes projetos de engenharia informática, integrando equipas de desenvolvimento de projetos, gerindo e mantendo sistemas de informação. O diploma apresenta ainda uma formação aprofundadada em domínios comuns às Engenharias, como a Física e a Matemática, e em domínios específicos das Ciências Informáticas, como a Metodologia da Programação, os Sistemas de Informação, as Redes de Comunicações, e a gestão, tanto de sistemas como de projetos.
Os Licenciados em Engenharia Informática encontrarão situações de emprego na rede Europeia de organismos públicos e privados com necessidades de desenvolvimento, utilização, reorganização e modernização de sistemas de informação, nomeadamente:
- Em empresas vocacionadas para o desenvolvimento e comercialização de soluções baseadas em informática;
- Na integração e chefia de equipas informáticas em grandes empresas dos setores comerciais, industriais ou dos serviços;
- Em instituições ligadas ao setor público estatal ou privado, em particular na área dos serviços.
Valor Anual
Saiba mais sobre o valor das propinas aqui.