Engenharia Geológica

Download da Brochura

COMEÇO:
09/2018
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
FCT NOVA
ID:
DR
CREDITOS:
180

Instituições de Ensino:

Endereço

Quinta da Torre, Campus Universitário, 2829-516 Caparica   Ver mapa

Categorias

Doutorado

Apresentação do Curso

As perspectivas de desenvolvimento para Portugal apontam para a necessidade de técnicos e cientistas na área das Ciências de Engenharia, nomeadamente de Engenharia Geológica e de Geologia com elevadas qualificações científicas. A Engenharia Geológica, e as Ciências da Terra em geral, são consideradas domínios científicos principais em muitos dos países mais desenvolvidos do mundo. O curso entrou em funcionamento no ano letivo de 2008/2009. O número mínimo de créditos para a obtenção do grau é de 180 (3 anos).

 

Objetivos

São objectivos deste ciclo de estudos conducente ao Doutoramento em Engenharia Geológica, formar investigadores altamente qualificados neste domínio científico e com competência para realizar e desenvolver projectos de investigação e desenvolvimento com autonomia, em sectores de actividade económica e social e/ou em ambiente universitário.

As competências a adquirir pelos doutorandos são:

a) Competências de conhecimento e capacidade de compreensão

a.1) Capacidade de compreensão sistemática no domínio científico de estudo da Engenharia Geológica, que lhes permitam aprofundar conhecimentos apreendidos ao nível de 1os e 2os ciclos nesta área científica e adquirir bases sustentáveis para desenvolver tarefas autonomamente em contextos de investigação.

a.2) Adquirirem formação científica e técnica avançada que lhes atribuam competências, aptidões e métodos de investigação associados ao domínio científico da Engenharia Geológica permitindo compreender e resolver novos problemas e situações em contextos multidisciplinares.

b) Competências de aplicação de conhecimentos e compreensão

b.1) Capacidade para idealizar, projectar e executar projectos de investigação importantes em Engenharia Geológica, desenvolvendo capacidades de coordenação de gestão e de acompanhamento técnico de forma autónoma, no centro de investigação em que se inserem (Centro de Investigação em Ciência e Engenharia Geológica, CICEGe, ou outro), noutras instituições de investigação ou em empresas, respeitando as exigências impostas pelos padrões de qualidade e integridade académicas.

b.2) Produzirem um conjunto significativo de trabalhos de investigação e documentos técnicos originais no domínio da Engenharia Geológica contribuindo para a abertura de horizontes do conhecimento, divulgando-os sempre que possível em reuniões ou publicações com comité de selecção, quer a nível nacional quer a nível internacional, e demonstrando saberem apresentá-los, quer a especialistas quer a outros técnicos, de forma clara e rigorosa.

c) Competências de realização de julgamento/tomada de decisões

c.1) Desenvolverem capacidades de integração de conhecimentos de modo a serem capazes de analisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias novas em situações complexas apresentando sempre soluções e propondo projectos de execução tendo em conta implicações económicas e sociais.

d) Competências de comunicação

d.1) Desenvolverem capacidades para discutir e colaborar e comunicar com os seus parceiros de investigação, com especialistas de outras áreas, com a comunidade académica e com a sociedade em geral sobre os temas que desenvolvem e em que são especializados.

e) Competências de auto-aprendizagem

e.1) Serem capazes de continuar a desenvolver e a adquirir formação ao longo da sua vida nas áreas disciplinares e afins da Geologia e da Engenharia Geológica, promovendo, em contexto académico e/ou profissional, o progresso tecnológico, social ou cultural.

 

Saídas Profissionais

As áreas de intervenção dos futuros doutores em Engenharia Geológica estão relacionados com a construção civil e obras públicas, incluindo vias de comunicação (estradas, pontes, aeroportos, portos), a prospecção, caracterização e exploração de recursos geológicos e a descontaminação de solos e de águas subterrâneas.

Estas actividades vão carecer de apoio técnico e científico, quer a nível de projecto como de acompanhamento e de execução. Nalgumas, terão mesmo um papel preponderante. A formação avançada, a nível de doutoramento, permitirá que sejam atingidos patamares elevados de desenvolvimento que, seguramente, contribuirão para a inovação e significativa melhoria dos trabalhos a desenvolver.

O novo curso de Doutoramento em Engenharia Geológica assenta nos princípios orientadores e objectivos subjacentes à sua integração no espaço de Ensino Superior Europeu. Com esse desígnio, os seus doutorados irão operar no espaço nacional e internacional, em ambientes de elevada competitividade, regendo-se a sua formação e a organização do curso por elevados padrões de qualidade.

 

Valor Anual

Estudantes internacionais: 2.750€

Inscreva-se em nossa Newsletter

Comprometemo-nos em não utilizar os seus dados de contato para enviar qualquer tipo de SPAM. Caso pretenda alterar ou excluir os seus dados envie um e-mail para protecaodados@eduportugal.eu

Outros Links

EduPortugal

Portal online, mantido por Instituições de Ensino Portuguesas, que auxilia os brasileiros interessados em estudar graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado em Portugal. Fornecemos suporte online para que você se sinta seguro e tranquilo durante todo o processo de candidatura até a sua estadia em Portugal.

Contato

Email: info@eduportugal.eu
Telefone/WhatsApp: +351 912 862 909
Messenger Facebook