Instituições de Ensino:
Apresentação do Curso
A estratégia Portugal 2030 define prioridades nos investimentos infraestruturais estratégicos de médio e longo prazo, nos setores da Mobilidade e Transportes, Ambiente e Energia, assumindo um forte compromisso com a sustentabilidade energética e a resposta às alterações climáticas, da descarbonização e da transição energética. Estes objetivos dependem em grande parte de soluções de engenharia eletrotécnica, fundamentalmente na área específica dos Sistemas Elétricos de Energia.
Com o mestrado em Eng.ª Eletrotécnica – Sistemas Elétricos de Energia , o ISEP especializa engenheiros nas áreas da energia inteligente, automatização da rede elétrica, gestão e operação de tecnologias de produção sustentável e projeto de instalações elétricas de potência elevada. O curso acompanha tendências internacionais, dedicando também atenção a desafios e oportunidades dos mercados liberalizados e a temas como a mobilidade elétrica. Concentrando-se no desenvolvimento de competências com vista à análise estrutural e inovação, o plano de estudos aborda o empreendedorismo e a gestão de projetos, transmitindo uma visão integrada dos aspetos tecnológicos, económicos e ambientais que apoiam soluções energéticas mais eficientes, fiáveis e sustentáveis. O mestrado aposta numa forte componente prática, que inclui a análise de estudos de caso, seminários com peritos do setor e o cruzamento de atividades de investigação com a aplicação de conhecimentos, podendo os estudantes elaborar o projeto final em ambiente industrial ou junto de um grupo de investigação.
Saídas Profissionais
Os diplomados destacam-se no desenvolvimento de competências com vista à análise estrutural e inovação tecnológica no âmbito dos Sistemas Elétricos de Energia. O plano de estudos aborda o empreendedorismo e a gestão de projetos, transmitindo uma visão integrada dos aspetos tecnológicos, económicos e ambientais que apoiam soluções energéticas mais eficientes, fiáveis e sustentáveis. Acreditação deste Mestrado pela ordem dos Engenheiros com o selo de qualidade EUR-ACE, permite que os diplomados possam exercer a profissão de Engenheiro não só em Portugal, mas em todos os países do espaço europeu.