Instituições de Ensino:
Objetivos gerais
Este ciclo de estudos permite a aquisição de competências em Engenharia Electrotécnica e de Computadores e a formação especializada em Automação e Electrónica e em Sistemas Biónicos, promovendo-se a aplicação dos conhecimentos, da capacidade de interpretação e compreensão adquiridas, na resolução de problemas e concepção de produtos, equipamentos e sistemas, com condicionalismos tecnológicos, económicos, sociais e ambientais. Permite o exercício da profissão no mercado de trabalho, permitindo a adaptação à constante evolução tecnológica, em contextos alargados e multidisciplinares. Estimula-se a capacidade para lidar com questões complexas e desenvolver soluções em situações de informação limitada ou incompleta, mudando princípios, métodos e técnicas de execução, com competências de liderança e de decisão, e de gestão de pessoas, processos, equipamentos e bens. Desenvolve-se o gosto pela investigação, inovação e empreendedorismo, para a integração em equipas de investigação científica.
Saídas Profissionais
A formação especializada e avançada em Engenharia Electrotécnica e de Computadores permitirá aos detentores do Grau de Mestre desempenhar tarefas elevado prestígio e responsabilidade em diversas áreas do tecido económico, com excelentes perspetivas de futuro. Possui as competências necessárias para integrar equipas multidisciplinares especializadas no projecto, concepção, certificação, manutenção e apoio comercial de novos equipamentos e tecnologias.
Poderão ainda desenvolver investigação científica em áreas multidisciplinares, actuando nas áreas de Electrotecnia e Electrónica, Automação e Sistemas, Sistemas Biónicos, etc.
São exemplos os cargos desempenhados por antigos alunos deste curso: Engenheiros; Empresários; Directores de Manutenção; Directores de Desenvolvimento de Produtos; Técnicos Especialistas, Formadores Técnicos; Inspectores/Certificadores; Professores Universitários; Investigadores; etc.