Instituições de Ensino:
Endereço
Convento de Sto. António. 6201-001 Covilhã Ver mapaCategorias
LicenciaturaObjetivos gerais
A Licenciatura em Engenharia Eletromecânica da Universidade da Beira Interior tem como missão formar profissionais com conhecimentos sólidos e interdisciplinares nos domínios da engenharia mecânica, elétrica e eletrónica.
O programa do curso oferece uma combinação equilibrada de saberes que permite construir uma formação segura nas ciências de base da engenharia, com conhecimentos essenciais de mecânica, eletrónica e eletrotecnia.
Fruto da formação multidisciplinar que caracteriza o curso os seus licenciados adquirem um nível de conhecimento tecnológico e científico que lhes confere uma visão abrangente e única, habilitando-os profissionalmente a construir pontes entre duas áreas fundamentais da engenharia.
Saídas Profissionais
O Licenciado em Engenharia Eletromecânica pela Universidade da Beira Interior têm excelentes perspectivas de carreira. Fruto da ampla formação que caracteriza o curso, os licenciados em Engenharia Eletromecânica apresentam uma excelente versatilidade. Têm, por isso, uma forte procura no mercado de trabalho, superando a oferta de licenciados, que se faz sentir em vários sectores de actividade. As oportunidades de carreira de um Licenciado em Engenharia Eletromecânica surgem em diversas áreas, como a eletromecânica, mecatrónica, mecânica, eletrónica, aeronáutica, produção de energia, eficiência energética; robótica, entre outras.
O curso apresenta uma elevada empregabilidade. Em 2018 a taxa de desemprego dos licenciados em Engenharia Eletromecânica pela Universidade da Beira Interior foi 0%.
A título de exemplo, podem encontrar-se licenciados em Engenharia Eletromecânica pela Universidade da Beira Interior a desempenhar as seguintes funções:
– Direcção e participação em equipas de projecto;
– Gestão da produção e de processos na indústria;
– Direcção de departamentos de manutenção;
– Actividades de investigação e desenvolvimento;
– Desempenho de actividades empreendedoras na perspectiva da criação de negócios;
– Desempenho de actividades de avaliação de projetos, consultoria e formação;
– Actividades docentes e de investigação científica.